Eleitos comandarão eleições gerais na Bolívia
Na última quinta-feira (28), o Congresso aprovou, em votação em plenário, com mais de dois terços dos votos, a convocação de candidatos a vogais eleitorais.
A seleção de novos integrantes para o Supremo Tribunal Eleitoral acontece no contexto de pacificação do país e da convocação de novas eleições gerais, após o pleito de 20 de outubro ter sido cancelado por fraudes, comprovadas após auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA).
José Romero Sandoval foi o primeiro a se candidatar. De acordo com Oscar Ortiz, presidente da Comissão de Constituição, até sábado (7), muitos outros cidadãos deverão se inscrever para disputar os cargos.
Ortiz também informou que, durante o fim de semana, a Comissão recebeu 80 solicitações de informações sobre a convocação e os requisitos.
“Estamos todos comprometidos para que (no Supremo Tribunal Eleitoral) haja pessoas com formação acadêmica, formação profissional, aptidão e integridade, que darão ao povo boliviano garantias de eleições limpas”, disse Ortiz.
Os novos membros do tribunal deverão ser eleitos até o dia 18 de dezembro.
Agência Brasil