Escola Sagrado Coração completa 71 anos de existência e comemorações são virtuais

Desde o dia 1º de abril, alunos, ex-alunos e profissionais da educação estão divulgando nas redes sociais e em grupos de whatsapp vídeos, fotos e mensagens com depoimentos homenageando a escola
No início do mês de abril, a escola celebra a data de sua criação

Há 71 anos, a Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros de Cuiabá), tem sido referência na educação do Estado. No início do mês de abril, a escola celebra a data de sua criação. Mas, por conta da pandemia do coronavírus, as comemorações estão sendo virtuais.

Desde o dia 1º de abril, alunos, ex-alunos e profissionais da educação estão divulgando nas redes sociais e em grupos de whatsapp vídeos, fotos e mensagens com depoimentos homenageando a escola.

Para a ex-aluna Neusa Novais da Rocha, a escola representa um marco histórico de desenvolvimento educacional em Mato Grosso, não apenas em Rondonópolis, por isso recebe tantas homenagens. “Vejo essa escola com referência educacional e solidária. Quem passou por lá tem uma visão humana de agregar valores e se comprometer com a sociedade”, disse.

Neusa Novais explica que estavam esperando o retorno das aulas para começar a preparar uma programação para celebrar a data, mas por conta do coronavírus não foi possível. “Mas as homenagens não poderiam deixar de acontecer”.

Neste sábado (04.04), a Paróquia Sagrado Coração de Jesus vai celebrar a missa em ação de graças, mas sem a presença da comunidade escolar.

“A escola acumula mais de meio século de serviços prestados em nossa querida cidade. São 71 anos indissociáveis da história de Rondonópolis, que solidariamente no passado e nos dias atuais, ajudou a consolidar as bases educacionais no município. E, desde então dedica-se na formação cidadã e aprimoramento intelectual dos estudantes. Dessa maneira, uma parcela considerável de homens e mulheres que hoje trabalham pelo progresso desta cidade, deste estado e até do país,  passaram por esta escola. Por isto, alunos e ex-alunos orgulhosos que somos de sua trajetória, agradecemos,  e de pé aplaudimos!”, publicou a assessora pedagógica de Rondonópolis, Isabel Gonçalves.

“Uma escola tão importante e que faz parte da história da cidade e de muitas pessoas. Obrigado a todos os profissionais que ajudaram e ajudam a fazer desta escola um lar, um lugar de construção e de caráter”, declarou em vídeo o professor Adilson Rodrigues.

“Quem a teve como escola possui uma riqueza nativa! Exemplares professores, servidores e irmãs sempre presentes legaram esse abraço que flui do nosso coração adquirente”, escreveu, por meio de uma poesia, a professora e escritora Divina Bertalia, que também foi aluna da escola.

A diretora da escola, Irmã Maria de Fátima Souza, disse que ficou emocionada com o grande número de depoimentos nas redes sociais e com as manifestações de carinho pela escola. “São pessoas que não medem esforços para deixar a nossa escola cada vez mais bonita e acolhedora”, disse a diretora se referindo aos trabalhos e doações que todos fazeram para ajudar na manutenção da escola, como a pintura das salas de aulas, da parte administrativa, da quadra de esportes e de todo o pátio.

Ex-aluna da escola, a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que a unidade escolar se tornou referência pela qualidade do ensino, mas, principalmente, pelo quadro de excelentes profissionais que por ali passaram, sempre cmprometidos com os resultados. “Tenho muito orgulho de ter feito parte da historia dessa unidade educacional. Sempre recordarei com carinho de todos os professores e colegas”.

Histórico

Em 1949, a escola foi criada e entregue às irmãs catequistas franciscanas Maria Bona e Maria Romani. Na época, a escola recebeu o nome de “Escolas Reunidas Cândido Mariano”.  As aulas iniciaram no dia 04 de abril do mesmo ano.

Atualmente, a escola Sagrado Coração atende cerca de 800 alunos no ensino fundamental, do 1º ao 9º ano.

www.mt.gov.br

Add Comentários