Incêndios crescem e Ameaçam Agro de MT: Exército e Marinha vão ajudar no combate aos incêndios no Pantanal

 

Parceria firmada entre o governo de Mato Grosso e as Forças Armadas é uma tentativa para frear o avanço das chamas que castigam a região há algumas semanas 

O Rural Notícias trouxe em primeira mão nesta quinta-feira, 6,  a informação de que o governo de Mato Grosso vai ter ajuda da Marinha e do Exército no combate aos incêndios no Pantanal a partir desta sexta-feira. A situação é crítica na região, que enfrenta incêndios diários neste período de estiagem.

Quase 100 mil hectares entre pastagens e flora já foram consumidos pelas chamas em cerca de um mês e, para ajudar na força tarefa que já atua na região, as Forças Armadas foram convocadas. “Para se ter uma ideia, nos últimos anos tiveram as menores chuvas registradas no Pantanal de Mato Grosso, por isso pedimos e vamos ter o reforço tanto em homens para realização do combate como também de equipamentos, como aeronaves e automóveis,, toda a estrutura para o combate dos incêndios da região”, disse a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Maureen Lazareti.

Segundo Maureen, os próprios produtores estão auxiliando no combate aos incêndios, mas as chamas tomaram uma proporção muito grande e precisa de equipes mais especializadas.

Uma nota técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso será encaminhada aos produtores rurais da região para ajudar a evitar a propagação do fogo. “Orientando na construção dos aceiros e nas medidas iniciais de combate a um incêndio para evitar para que eles possam tomar proporções que dificultam o seu combate e controle. Nesse sentido, eu destaco os esforços que tem sido feito dentro das instituições ligado ao agro da região do Pantanal de Mato Grosso e de todas as secretarias de instituição ambiental e dos bombeiros na somatória de esforços para que a gente possa fazer um bom tratamento das queimadas e dos incêndios florestais neste ano”, completou.

Fonte:    canalrural.com

Add Comentários