Mário Frias diz que vai criar cargo para Regina Duarte: “Bolsonaro pediu”

“Existe a possibilidade de ser criada uma secretaria para ela cuidar da Cinemateca. É um pedido pessoal do presidente”, disse

Osecretário especial da Cultura, Mário Frias, disse que um novo cargo será criado para a atriz e ex-secretária da pasta Regina Duarte a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para cuidar da Cinemateca Brasileira. As declarações foram dadas à Rádio Jovem Pan.

“A Regina é um ícone que faz parte da nossa história, merece todo o respeito. É um pedido pessoal do presidente da República. Existe, sim, a possibilidade de ser criada uma secretaria para ela cuidar da Cinemateca e ela vai ser tratada com toda dignidade que merece. Assim que o imbróglio jurídico se resolver”, afirmou

O secretário comentou a atual situação jurídica da Cinemateca e disse que há um movimento “forte” para tentar resolver o impasse.

“A minha primeira ação como secretário foi fazer uma visita técnica. O contrato acabou em 2019 e não foi renovado. O acervo e os profissionais deveriam ser muito valorizados porque são profissionais únicos”, falou.

Segundo ele, há impasses jurídicos para serem resolvidos antes de criar o cargo. “Há um imbróglio jurídico, a meu ver lamento o fato de as pessoas não estarem pensando no acervo e no potencial que aquilo tem. Juridicamente a gente não pode intervir nesse momento enquanto não há uma solução. Há um movimento muito forte tanto meu quanto do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. Temos um projeto emergencial para ajudar”, disse.

E acrescentou: “Mandamos um corpo técnico para uma visita e avaliação de inventário, para averiguar as necessidades emergenciais. A nossa equipe foi impedida de entrar, fizemos um boletim de ocorrência porque não podem impedir, pois é patrimônio do brasileiro e responsabilidade nossa cuidar. Hoje estou aguardando um parecer jurídico, com toda vontade do mundo de fazer o bem”, ressaltou.

Fonte:   metropoles.com

Add Comentários