MT: Ação do Mato Grosso Saúde reúne 150 servidores para conscientização para o câncer de próstata

 

Na tarde desta quinta-feira (28.11), o Mato Grosso Saúde, em parceria com a Casa Civil e Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), levou promoção, alerta e orientação à saúde dos homens servidores do Estado de Mato Grosso, em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização dos homens para a existência, prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Com a participação de 19 Secretarias que compõem o Governo do Estado, o evento realizado no Salão Nobre Clóves Vetoratto, somou mais de 150 pessoas, que puderam entender e desmistificar os estigmas que permeiam o assunto.

O médico oncologista credenciado ao Mato Grosso Saúde, Gabriel Zanardo, lembrou da importância de deixar de lado o preconceito e buscar orientações médicas, como forma preventiva à saúde e longevidade do homem.

“A campanha do Novembro Azul é importante para a conscientização dos homens para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, então, palestras motivacionais, reuniões e encontros que levem essa informação até o homem são muito importantes para a manutenção da saúde. Como o preconceito ainda impera, as ações ainda contribuem para que essa cultura se quebre, promovendo cada vez mais o diagnóstico precoce dessa doença, garantindo sucesso da cura desses pacientes”, disse ele, lembrando que a estimativa é de 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil, uma realidade muito próxima de cada homem.

Atração

O evento seguiu com o mestre parrillero Alfredo Camacho, que apresentou diferentes tipos de carnes, modo de preparo e técnicas para a execução de um bom churrasco aos participantes.

Ação do Mato Grosso Saúde leva palestra sobre câncer de próstata aos servidores
Créditos: Tchélo Figueiredo – SECOM/MT

“Churrasco, para mim, vai muito além de assar a carne; é um momento de celebração da vida com os amigos. Quando fui convidado, achei muito oportuno falar sobre este tipo culinária muito apreciada pelo brasileiro e mesclar à importância da conscientização do homem em realizar os cuidados com a sua saúde para que momentos em família e amigos possam acontecer por muito mais tempo”, afirmou.

Novembro azul

Para a presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, o evento superou as expectativas de público, visto a delicadeza do tema e a tendência do homem em não cuidar da própria saúde.

“Tínhamos uma preocupação muito grande na ausência do público neste nosso evento por dois motivos: o tema, que é delicado e permeado de preconceitos; e outro, a tendência, por via de regra, do homem em não cuidar da sua saúde. Ficamos imensamente felizes com essa adesão tão alta de servidores, pois assim, conseguimos atingir o nosso objetivo, que é o de levar saúde aos servidores do Estado”, concluiu Misma.

Fonte: .mt.gov

Add Comentários