Museologia é tema de lives transmitidas pelo projeto “MASMT em Casa”

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) leva programação online com aprendizado sobre a ciência que estuda os espaços de preservação de memórias

A museologia, ciência que estuda a organização e funcionamento dos espaços de preservação de memórias, será tema da programação desta semana do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT).

Com convidados especialistas na área, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) exibe no projeto MASMT em Casa uma série de lives sobre algumas das muitas possibilidades de um museu

Quinta-feira (30.07): Decolonialismo e culturas afro-diaspóricas, caminhos para uma museologia das encruzilhadas

Com a participação do doutor em Museologia e Patrimônio Interinstitucional, Diogo Jorge de Melo, a live aborda conceitos de museologia das encruzilhadas e questões decoloniais, de gênero e antirracistas. O tema é tratado por meio do panorama da pesquisa de tese e apresentação do projeto de extensão museu virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sexta-feira (31.07):  Plano Museológico – aspectos do planejamento em tempos de pandemia

O museólogo Márcio Rangel mostra o papel estratégico do planejamento na consolidação e desenvolvimento dos museus. Pesquisador titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o convidado expõe ainda a verificação de que instituições com planejamento estruturado conseguem passar com mais estabilidade pelos períodos de crise.

MASMT em Casa

A programação atual complementa a da semana anterior que também oportunizou o acesso a informações sobre museologia e patrimônio. Os vídeos passados podem ser acessados no IGTV no perfil do Museu de Arte Sacra no Instagram (@museudeartesacramt). Na mesma rede social são transmitidas as lives desta semana, sempre às 19h.

O projeto “MASMT em Casa” também contempla a divulgação do quadro “Você Sabia? ” que nesta semana exibe curiosidades sobre imagens de Sant’Ana. E no domingo, a programação é encerrada com a a ação ‘Contos da Minha Cidade’, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município.

www.mt.gov.br

 

Add Comentários