País confirma a maior safra de soja da história e MT lidera ranking de produção

 

Mesmo enfrentando problemas climáticos em algumas regiões, a produção de soja alcançou 120,9 milhões de toneladas no país. Desse total, 35,4 milhões foram produzidas em Mato Grosso, equivalente a 30%.

A safra recorde já era esperada, mas a confirmação foi feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nessa quarta (8). Segundo o relatório, a produção foi 5,1% maior que no ano anterior, quando foram colhidas 115 milhões de toneladas.

O resultado surpreendeu, pois as instabilidades climáticas em alguns estados trouxe perdas altas. Foi o caso do Rio Grande do Sul, que teve perda de 43%.

A produtividade média nacional ficou 2% acima do ano anterior, de 3,206 kg/ha para 3,272 kg/ha. Também teve aumento na área total plantada, que foi de 36,9 milhões de hectares.

Só no primeiro semestre, o país exportou 60,3 milhões de toneladas do grão, que representa aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta o valor do dólar que aumentou, melhorou a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. O agro exportou US$ 36 bilhões de dólares na balança comercial, algo em torno de R$ 190 bilhões.

Mato Grosso lidera como o maior produtor de soja, com 35,4 milhões de toneladas, seguido do Paraná, com 20,7 milhões de toneladas (alta de 27%) e  Goiás, com 12,4 milhões de toneladas (alta de 9%

Fonte:   rdnews.com

Add Comentários