Parabéns Acorizal!

Hoje, 12.12.2018, a cidade de Acorizal- MT comemora 65 anos de Emancipação político.administrativa .

A Lei nº 691, de 12 de dezembro de 1953, de autoria do deputado estadual Lenine Póvoas, criou o município de Acorizal. A sua população estimada em 2016 era de 5 396 habitantes.

A ocupação da região onde se localiza hoje a cidade de Acorizal se deu após assentamentos dos garimpeiros na região de Cuiabá. Alguns nomes de garimpos permanecem na região de Acorizal, dentre eles o de Candonga, que popularmente significa lisonja enganosa.

Constam na história que duas famílias de portugueses fugiram das perseguições políticas cuiabanas, em 1817, e se alojaram  onde hoje se assenta a igreja de Nossa Senhora das Brotas.

Uma das famílias possuía uma estátua de Nossa Senhora das Brotas. As duas famílias se ocupavam com caça, pesca, garimpagem e conviviam com os índios do povo boróro que habitavam na região.

Inicialmente a região recebeu o nome Brotas, com o tempo, passou a produzir víveres para Cuiabá. Tudo era transportado pelo Rio Cuiabá. O progresso chegou a pôr o nome de Brotas em destaque, devido à plantação de canaviais pelas beiras de correntes de água. Brotas movimentava engenhos de rapadura, açúcar de barro e aguardente.

A Lei Provincial de 25 de agosto de 1833, criou o Distrito Paroquia povoado de Brotas: subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento.

Acorizal foi ponto estratégico para o Marechal Rondon quando da instalação de um posto telegráfico, onde ele tomou as últimas providências para o reconhecimento do Rio Juruena, até então insuficientemente conhecido. Rondon chegou a Brotas a 7 de agosto de 1907. No dia 15 de agosto, Rondon inaugurou a estação telegráfica de Brotas.

As atividades começaram entrar em decadência devida a falta de escravos. Foi introduzida a produção pecuária onde se utilizava a mão de obra familiar. E aos poucos contaram com o trabalho assalariado.

A atividade econômica do município hoje consiste na agricultura familiar onde se destaca a Apicultura, Artesanato, Avicultura, Fruticultura, Hortigranjeiros, Mandioca, Piscicultura e Turismo.

Em Acorizal foi construída a primeira fábrica de gelatina da empresa belga PB Leiners Brasil, uma subsidiária do grupo multinacional Tessenderlo.

A distância de Acorizal a Cuiabá é de 52 kms. Quem nasce na cidade de Acorizal recebe o gentilício de Acorizano .

As casas antigas feitas de adobe são verdadeiros ponto turístico principalmente após a revitalização. Acorizal está situada a margem do Rio Cuiabá com sua água limpa  proporciona momentos de lazer e muita diversão.

Para obter maiores informações pelo telefone: (65) 3353-1353

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

Add Comentários