PARABÉNS ALTO PARAGUAI.

Hoje, 16.12.2018, Domingo, a cidade de alto Paraguai comemora 65 anos de emancipação político.administrativa. A história da cidade está ligada a história de garimpos de ouro e diamantes que pode ser dividida em duas fases.. No Século passado quando a área onde se localiza hoje a cidade de Alto Paraguai  era território de Diamantino houve na região o maior ciclo do ouro  e do diamante.. Depois dessa primeira fase de influência do garimpo e do ouro muitos aventureiros migraram para exploração de sítios e fazendas.

Novo ciclo do ouro e do diamante começou em 1938 com a descoberta do garimpo do Gatinho e outros garimpos menos influentes como “Come Feito”, Fazenda Velha, etc..   Novos aventureiros  chegaram a região e logo surgiu a Corrutela do Gatinho em volta do córrego do mesmo nome  que teve novo impulso com a descoberta dos chamados “monchões” do Espinhal, Várzea Bonita, Afonsinho e São Pedro.

O nome de Gatinho dado  tanto à corrutela como ao córrego  é uma referência a jaguatiricas que costumavam  com frequência visitar o córrego e  os garimpeiros lá  acampados.

A legalização do Município de Alto Paraguai começou em 1945 com a edição da Lei nº 687 que desapropriou 3600 hectares da Fazenda Várzearia para constituição do patrimônio do Garimpo Gatinho o que acelerou a edição da Lei Estadual nº 193 de 17.11.1948  que criou o Distrito de Paz subordinado ao município de Diamantino, com a denominação de Alto Paraguai como referência às nascentes do Rio Paraguai no seu território. O município de Alto Paraguai foi criado em 1953 pela Lei Estadual nº 709 de 16.12.1953. com o consequente desmembramento do seu território do Município de Diamantino que na época tinha dimensões continentais..

A cidade de Alto Paraguai tem grande potencial turístico com base em recursos naturais que podem atrair visitantes como os seguintes: Lagoa  da Princesa, no meio do cerrado, cheia de lendas,  formadora do Rio Paraguai,  Cachoeira do Rola também cheia de lendas diz-se que o  nome se deve a  mulheres muito lindas chamadas  Amazonas que  nuas rolavam de cima para baixo  na cachoeira,   riachos, montanhas, grutas do Brumado, , trilhas e outras cachoeiras ..As nascentes do Rio Paraguai consideradas  como mais importante patrimônio  turístico  do Município de Alto Paraguai além da ação predatória  dos garimpeiros   com frequência vem sendo depredadas por queimadas possivelmente provocadas pelo calor e por ação  de  criminosos sem instrução ambiental.  A título de exemplo citamos a grande queimada ocorrida em agosto\2018 que destruiu 700 hectares de  área de preservação ambiental próxima ás  nascentes do Rio Paraguai em MT.. Esse Incêndio foi controlado 04 dias após por ação do Corpo  de Bombeiros.MT. (fonte: G! MT)

.A  população de Ato Paraguai  estimada pelo IBGE, em 2016, era de 10.814 habitantes.    ..

Quem nasce em Alto Paraguai recebe o gentilício de alto-paraguaiense.

A distância entre Alto Paraguai e Cuiabá é de 219 kms.

A Prefeita atual  de Alto Paraguai eleita para o período de 2017 a 2020 é DIANE VIEIRA DE VASCONCELOS ALVES(PSDB)..

O Munício de Alto Paraguai tem atividades culturais que merecem destaque como a seguintes:

. Festa de São João Batista

.Festas Juninas

..Festa do Senhor Bom Jesus.

..Expoalto que realiza  no Parque de Exposições da cidade grandes rodeios que atraem grande quantidade de visitantes.

A economia do Município de Alto Paraguai tem por base o extrativismo mineral do ouro e diamante, agricultura e pecuária.

Informamos abaixo o número do telefone e Site  da Prefeitura Municipal de Alto Paraguai aos interessados em outras informações:

(65) 3396.1563

www.altoparaguai.mt.gov.br

Jamil de Paula Ramos, Jornalista/DRT nº 2398, professor universitário aposentado da UFMT e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

 

Add Comentários