PARABÉNS COLNIZA!

Hoje 26.11.2018, a cidade de COLNIZA completa 20 anos de emancipação.Pela Lei Estadual Nº 26111, Colniza se transformou em município desmembrando do município de Aripuanã.

A população, estimada em 2018, do município era de 37.280 habitantes. O município é distante de Cuiabá 1.065 KM.

Os primeiros habitantes da região onde se localiza hoje a cidade de Colniza foram seringueiros e ribeirinhos que viviam as margens do Rio Roosevelt, em 1.996 começou a abertura de ruas, estradas e linhas vicinais.

Essas obras de infraestrutura possibilitou a chegada da Empresa Colonizadora Colniza que construiu as primeiras casas para funcionários e suas famílias, com isso apressou o Projeto de Assentamento que trouxe população de todas as regiões do país.

A atividade principal, na época, em Colniza foi o garimpo de ouro que atraiu grande contingente populacional para a região e gerou muita renda na região.

A partir de 1990 os garimpos passaram a ser inviáveis. Em consequência os garimpeiros migraram para outras regiões do país deixando Colniza com aparência de fantasma.

Restaram em Colniza 23 famílias de uma fazenda de café com nome de Kojima considerada como salvação para a agricultura.

O Município Colniza também merece destaque decorrente de recursos da própria natureza, que pode fazê-la conhecida no mundo inteiro com as seguintes riquezas naturais.

1 Bacia hidrográfica do Rio Amazonas;

2 Fauna composta de animais de pequeno, médio e grande porte;

3 Fauna aquáticas com muitas espécies de peixes.

 

A economia de Colniza está bem diversificada nas seguintes áreas:

1 Indústria de madeira quase toda dedicada a exportação;

2 Comércio varejista de gêneros alimentícios, vestuários, agropecuários, etc;

3 Mineração de cassiterita e ouro;

4 Agricultura de milho, feijão, arroz, etc;

5 Pecuária: gado de cria, recria, engorda e leiteiro;

6 Produtos de áreas de preservação. Nessas reservas são extraídos: castanha do Pará, látex de seringueira, óleo de copaíba, etc.

As principais atividades culturais são:

_ Ecoturismo;

_ Festival de Peixes

 

O prefeito eleito para o período de 2017 a 2020 foi Esvandir Antonio Mendes. (PSB), mas foi assassinado a tiros no dia 15.12.2017, foi empossado como prefeito de Colniza o vice-prefeito o comerciante Celso Leite Garcia (PT).

Para obter maiores informações sobre o município acessar o site www.colniza.mt.gov.br

 

Jamil de Paula Ramos, Jornalista/DRT nº 2398, professor universitário aposentado da UFMT e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

 

 

Add Comentários