Parabéns Curvelândia!

Hoje, 07.12.2018, Sexta-Feira, a cidade de Curvelândia.MT comemora 20 anos de Emancipação político.administrativa apesar de que a data da Lei Estadual que a transformou em Município é de 28.01.1998.

Em 2016 sua população estimada pelo IBGE era de 5028 habitantes.

A ocupação da região onde se localiza hoje a cidade de Curvelândia se deu a mais de dois séculos quando se iniciou a formação de Cáceres com a chegada de garimpeiros vindos possivelmente das cidades garimpeiras de Alto Paraguai, Diamantino, Arenápolis, Barra do Bugres ou de Corumbá.

A ocupação das terras da região de Curvelândia começou de fato na década de 1970 quando o Governo do Estado de Mato Grosso começou a conceder títulos na área de fronteira a pessoas desbravadoras da agricultura e da pecuária que contaram também com incentivos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A atividade econômica principal do município hoje é a agropecuária de corte e leiteira e a agricultura familiar. No Munício existem mais de 600 pequenas propriedades rurais. .

Como decorrência da produção leitura o Município de Curvelândia realiza Festivais do Queijo muito conhecidos na região pois em anos passados nesses festivais foram apresentados queijos de 260kg em 2007, 690 kg em 2008, 750kg em 2010, 900 kg em 2010. Nesses festivais são realizadas cavalgadas e shows artísticos com exibição de cantores famosos que já chegaram de atrair mais de 40 mil pessoas segundo contagem da Polícia Militar.

O Município produz também hortifrutigranjeiros que são comercializados em grande escala no município de Cáceres.

Em Curvelândia existem indústrias como micro e pequenas que desempenham importante papel na geração de emprego e arrecadação tributária.

A distância de Curvelândia a Cuiabá é de 296 kms. Quem nasce na cidade de Curvelândia recebe o gentilício de curvelandense.

O nome primitivo da cidade de Curvelândia era Curva do Boi pelo fato de na década de setenta uma comitiva de bois que vinha da região de Rio Branco , numa curva, foi surpreendida por um ônibus da Viação TUT que no acidente atropelou nove bois.

A partir daí o local passou a ser chamado de Curva do Boi. Esse registro histórico foi feito pelo ex.deputado José Lacerda que, na época do acidente, ainda não militava na política.
A primitiva denominação de Curva do Boi foi alterada quando o município de Curvelândia foi criado pela Lei Estadual de nº 6.981 de 28.01.1998 desmembrando-se dos municípios de Cáceres, Mirassol d’Oeste e Lambari d’Oeste.

O primeiro Monumento Natural de Mato Grosso é tombado. A “Caverna do Jabuti”, localizada no município de Curvelândia,  é um Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, considerado como um monumento paisagístico desde o dia 31 de março de 2014.

Ela está localizada na Serra do Padre Inácio, onde já foram identificadas em seu entorno mais cinco outras cavernas, a da Figueira, do Lobo, do Abismo dos Jabutis, Três Buracos e Passagem de Urubu. É incrível ver o que a natureza é capaz de criar ao longo de milhões de anos, quando não há interferência do homem.

Nas eleições municipais realizadas em 03.10.200 foi eleito o primeiro Prefeito de Curvelândia; seu nome é ELIAS MENDES LEAL FILHO.

O Prefeito atual da cidade de Curvelândia é SIDNEI CUSTÓDIO DA SILVA(PSDB) eleito para o período de 2017 a 2020.

Para obter maiores informações acessar o site www.itiquira.mt.gov.br ou pelos telefones: (65) 3273-1275 – Fax: (65) 3273-1275.

 

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

Add Comentários