PARABÉNS IPIRANGA DO NORTE

 

Hoje, 29.03.2019, a cidade de Ipiranga do Norte comemora o seu 19º Aniversário de Emancipação Política da cidade.

A prefeitura elaborou uma vasta programação para comemorar o  aniversário da cidade, destacando para práticas esportivas e culturais.

O município foi criado através da Lei 7.265 de 29 de Março de 2000, desmembrando-se do município de Tapurah.

O povoamento original de Ipiranga do Norte teve início em meados de 1992 pela ocupação de terras por famílias vindas do Rio Grande do Sul e que estavam alojadas na cidade de Nobres.

Através da Resolução nº 075 de 12 de Agosto de 1993, o assentamento foi denominado Projeto Ipiranga devido ao ponto de referência Fazenda Ipiranga.

Foi realizado plebiscito para a criação do município, na data de 21 de Março de 2000, o então Presidente do TRE/MT, Desembargador Orlando de Almeida Perri expediu o ofício de nº 58/00 comunicando a homologação do resultado favorável da consulta plebiscitária.

Segundo o censo do  IBGE/2013 a população estimada  de Ipiranga do Norte era de  6.057 habitantes.

Em 2011, o município ganhou destaque nacional ao receber o título de município com o 27º maior PIB de renda Per capita do país.

 O município de Ipiranga do Norte-MT possui grande potencial para o agronegócio, sendo que as maiores partes dos empregos estão concentrados em fazendas de produção de grãos, comércio e serviço público.

Em outra atividade que merece destaque na região é a piscicultura e a apicultura, sendo que o município conta com uma Associação de Apicultores, para comercializar o mel produzido.

A distância da cidade de Ipiranga do Norte a Cuiabá é de 470 km

Quem nasce em Ipiranga do Norte recebe  o gentilício de Ipiranguense.

O nome do  Prefeito  da cidade de Ipiranga do Norte eleito para o período 2017 a 2020 é Pedro Ferronato.

Para obter maiores informações do município acessar o site da prefeitura www.ipirangadonorte.mt.gov.br  ou através do telefone: (66) 3588- 1566 ou (66)  3588- 1538.

 

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

Add Comentários