PARABÉNS ITIQUIRA!

 

 

Hoje 01.12.2018, a cidade de Itiquira, comemora 65 anos de emancipação.

A população estimada da cidade pelo IBGE, em 2017, era de 12.789 habitantes.

Há registros históricos que nos séculos XVIII e XIX, os bandeirantes encontraram na região da cidade de Itiquira índios da etnia caiapós, coroados, guatós e bororo.

No ano de 1924 as pessoas que viviam na região da cidade de Itiquira foram tomadas de assalto pelo terror de 800 homens chamados de revoltosos da coluna Prestes que invadiram fazendas, mataram criações e pessoas.

Historiadores atribuem ao sertanista Antônio Candido Carvalho a exploração inicial da região.

Por volta do ano 1932 a região teve grande impulso com a chegada de garimpeiros em busca de diamantes.

Nessa época os garimpeiros enfrentaram na região forte surto de malária que não foi suficiente para impedir a chegada de grande contingente de aventureiros vindos do Nordeste do país assim como migrantes portugueses, alemães e russos.

Com aumento do contingente populacional, foi criado o Distrito de Itiquira pela LEI Estadual Nº 118 de 19.10.1937. O Distrito foi transferido do município de Santa Rita do Araguaia para o município de Lajeado.

Pelo decreto Lei Estadual Nº 208 de 26.10.1938 o Distrito de Itiquira foi transferido para o município de Alto Araguaia.

A cidade de Itiquira foi emancipada na data de 01.12.1953 pela Lei Estadual N º 654.

O nome da cidade é uma referência ao rio Itiquira que banha o município. Quem nasce em Itiquira recebe o gentilício de Itiquerense. O município é distante de Cuiabá 347 KM

O município Itiquira faz parte do Parque Sonora. Outra referência turística é o Parque das Águas que oferece diversas atrações aos visitantes como chalés, camping, etc. A Secretaria de Turismo promove durante o ano diversas atrações culturais.

A atividade econômica principal de hoje é a produção de grãos. A chegado do Terminal Intermodal de Itiquira, no ano de 2012, proporcionou um crescimento significativo, atraindo indústrias, valorização econômica da terra, geração de novos empreendimentos, num círculo virtuoso permanente. Junto com esse crescimento, aliam-se os avanços sociais.

O atual prefeito é Humberto Bortolini (PR) eleito para o período de 2017 a 2020.

Para obter maiores informações acessar o site www.itiquira.mt.gov.br.

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

Add Comentários