PARABÉNS NOVO MUNDO!

 

 

 

Hoje 17.11.2018, a cidade de Novo Mundo completa 23 anos de emancipação.

Em 17.11.1995, pela Lei Estadual Nº 6685, o então Distrito de Novo Mundo se transformou em município desmembrando do município de Guarantã do Norte.

A população, estimada em 2016, do município era de 8.549 habitantes, CENSO IBGE|2016.

Quem nasce em Novo Mundo tem o gentilício de novomundense.

O município é distante de Cuiabá 775 KM e 31 KM de Guarantã do Norte.

Novo Mundo é um município do Parque Estadual Cristalino.

O começo do povoado foi em uma curretela garimpeira que atraiu muitas famílias para a região que na época era rica em minerais principalmente ouro.

Com o tempo o garimpo deixou de ser manual exigindo altos investimentos em maquinários tornando atividade garimpeira muito caro.

Como a região de Novo Mundo era um enorme vazio demográfico optou-se pela vinda de colonos agricultores vindos do sul do país.

O nome Novo Mundo é uma referência à Mineradora Ouro Novo e também ao município de Novo Mundo em Mato Grosso do Sul donde veio a maioria dos colonos do Projeto Assentamento Braço do Sul.

Em 1.983 o povoado de Novo Mundo ganhou grande impulso com a liberação pelo INCRA do assentamento de 500 famílias que também atraiu colonos gaúchos já assentados no Paraguai.

Nesses 23 anos de emancipação, a economia do município de Novo Mundo esteve centrada na agropecuária, serviços e indústrias.

Em 2015 o município possuía um considerável rebanho de 349.606 cabeças entre bubalinos, caprinos, ovinos, equinos e bovinos.

Nos últimos anos o município está se transformando em grande produtor de grãos.

O potencial turístico do município também merece destaque decorrente de recursos da própria natureza.

Onde se destaca o local denominado Olho da Xuxa que é a nascente do Rio Nhamdu muito importante na preservação da Bacia Teles Pires. São 4,5 mil litros de água por hora que brotam do fundo da terra.

Para preservar essa beleza natural ninguém pode nadar ou pisar no local que mais parece um aquário natural digno de ser apreciado por turistas.

Essa maravilha fica localizada na Fazenda Azul que conta também com muitas cachoeiras, água mineral cristalina, rios, animais, peixes e florestas.

O atual prefeito eleito para o período de 2017 a 2020 é Antonio Mafini (PSDB).

Para obter maiores informações sobre o município acessar o site www.novomundo.mt.gov.br

 

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

 

 

 

 

Add Comentários