PARABÉNS POCONÉ.

 

No dia 12.01.2019,  Sábado, a cidade de Poconé, fundada em 21.01. 1781, com denominação de São Pedro d’EL Rey, comemorou 238  anos de emancipação político.administrativa  O primeiro nome do local onde fica hoje a cidade de Poconé era Beripoconé: nome esse herdado de uma tribo indígena que morava na região..     Consta nos registros históricos que a região onde se localizava Beripoconé, hoje Poconé,  foi descoberta por Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres em 1777, logo após descoberta de ouro na região.

Através de Lei Provincial com data de 25.10.1831 foi criado o Município de  Poconé com o nome de Villa de Poconé.  .

Por Lei Provincial, em 01.07.1863,  Poconé foi elevada à categoria de cidade ocasião em que  recebeu o estatuto de cidade.

Em 2017 a cidade de Poconé teve sua população estimada pelo  IBGE em 32.241 habitantes…

A cidade de Poconé ainda mantém suas casas com a beleza arquitetônica do século 19.

O Prefeito atual da cidade de Poconé eleito para o período  de 2017 a 2020 é Atail Marques do Amarl(PR).

A distância da cidade  Poconé a Cuiabá é de 100 kms.

A economia da cidade de Poconé baseia-se na pecuária, turismo ecológico, agricultura de subsistência e extrativismo mineral.

O Município de Poconé tem grande potencial turístico por ser uma região considerada  tipicamente pantaneira  chamada de   Porta de Entrada do Pantanal Mato-grossense por ser passagem obrigatória  para quem quer conhecer as maravilhas do Parque Nacional do  Pantanal pela Rodovia Transpantaneira até Porto Jofre, ou atPorto Cercado pela MT 370 .

Os principais pontos turísticos de Poconé são;  Rodovia Transpantaneira, Rio Bento Gomes, Rio Pixaim, rio são Lourenço e Rio Cuiabá,  Estância Ecológica Colônia de férias do SESC e Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, Pantanal Safaris e Pantanal Trackers.

O Município de Poconé é  muito conhecido por suas tradicionais festas e comidas regionais.. São muito conhecidas pelos turistas as cavalhadas realizadas em  Poconé no mês de junho em homenagem a São

Sebastião com encenações  que representam os exércitos Cristão e Mouro que competem o dia inteiro com cavalos e cavaleiros ornamentados ao som de tambores  e com participação de grupos de danças folclóricas.

 

 

Para obter maiores informações acessar o site www.pocone.mt.gov.br , telefone: (65) 3345.2878.

 

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

 

Add Comentários