PARABÉNS TESOURO!

No dia 01.01.2019, a cidade de TESOURO  comemorou  66  anos de emancipação político.administrativa..A região onde se localiza hoje a cidade de Tesouro chamava-se Lajeado que mais tarde passou a se chamar Guiratinga  Há registros históricos que fazem referências à presença do sertanista Antônio Cândido de Carvalho  na região no final do século XIX, em missão de pesquisas,  quando a região era habitada por populações indígenas. .  A divulgação das pesquisas do sertanista Antônio Cândido serviu de chamariz para atrair a atenção de  criadores de gado, garimpeiros, seringalistas e outros predadores da natureza  sedentos de terras virgens e das belezas da natureza vistas pela pequena comitiva que acompanhou o referido sertanista.. A divulgação dessa pesquisa atraiu uma  avalanche de aventureiros  que deram  origem a vários povoados na região dentre os quais surgiu o povoado onde se localiza hoje  a cidade de Tesouro..

Com a exaustão das minas de ouro e diamante na região de Tesouro passou a ter maior estabilidade com a presença de comerciantes, agricultores e criadores de gado..

A região onde se localiza hoje a cidade  Tesouro foi vítima de duas guerras.. A primeira guerra teve dois atores principais: o Governo e o Engenheiro Agrônomo José Morbeck que disputavam a hegemonia política na região.. Outra grande guerra que desestabilizou o povoado de Tesouro e região  foi  a presença da Coluna Prestes que nos anos de 1926\1927 trouxe verdadeiro terror à região..

A lei nº 664 de 10 de dezembro de 1953 criou o município de Tesouro que foi desmembrado da cidade de Guiratinga.. Quem nasce em Tesouro recebe o gentilício de tesourense.

O Prefeito atual da cidade de Tesouro eleito para o período de 2017 a 2020 Antônio Leite Barbosa(PMDB).

A população da cidade de Tesouro em 2014 estimada pelo IBGE  era de 3.498 habitantes.

As atividades econômicas principais da cidade de Tesouro são: agricultura, pecuária e extração mineral.

.O Município de Tesouro tem grande potencial turístico com base nos recursos naturais da região: águas puras e cristalinas, belas cachoeiras do Rio Garças além de morros procurados por turistas como os seguintes: Morro da Seriema a 18 km: : Morro da Fortaleza a 23 km; Morro da Bigorna a 25,6 km; Morro da Mesa a 26,1 km; Morro a 26,8 km; Serra do Paraíso a 30 km.

O município de Tesouro promove anualmente festivais e jogos de praia com presença de cantores sertanejos que atraem  muitos turistas à cidade.

A  distância da cidade de Tesouro a Cuiabá é de 363 km.

Para obter maiores informações acessar o site www.pmtesouro.com.br, telefone: (66) 3435 1118 ou e.mail:  administracao@pmtesouro.com.br

Ana Cristina Ortiz Ramos, Assistente Social formada pela UFMT, Servidora Pública do Estado de Mato Grosso e articulista do Site DIGORESTE NOTÍCIAS.

 

 

Add Comentários