Queimadas em Mato Grosso são destaque de jornal alemão

 

As queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso foram destaque no jornal Bild, um dos maiores site da Alemanha. O veículo entrevistou o governador Mauro Mendes (DEM), que afirmou que a questão está sob controle, mas que aceita os recursos enviados pela Alemanha para reforçar as políticas ambientais.

O site chama Mato Grosso de “estado do fogo” e que a região é a que mais sofre com os incêndios. O jornalista Paul Ronzhemer questionou o governador sobre a responsabilidade sobre os incêndios florestais e também se o Estado concorda com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre não precisar de ajuda internacional.

Mendes afirmou que não esperava a repercussão na Europa dos incêndios no Brasil. “Estou um pouco surpreso com a grande atenção da Europa, que – eu acho – foi causada principalmente pelas mídias sociais. Quando vejo o número de incêndios, posso dizer: é como nos últimos anos!”

Ao ser perguntado se o atual presidente tem influência no aumento das queimadas, o governador negou a relação entre esses dois fatores. “Vim para Mato Grosso há 40 anos, desde o primeiro ano em que estive aqui, vi incêndios em proporções muito maiores que os incêndios daquele ano, e Bolsonaro não estava na política na época. Não vejo conexão entre o que está acontecendo e as palavras do nosso presidente”.

Mendes enfatizou ao jornalista alemão que a situação está controlada. “Neste momento, os incêndios em nosso estado estão sob controle porque a estação das chuvas já começou”.

No entanto, o chefe do Executivo estadual não disse que toda ajuda internacional é bem-vinda. “Estamos abertos a qualquer tipo de ajuda diretamente do governo alemão e, nas próximas semanas, criaremos um fundo em Mato Grosso para quem quiser ajudar comprando bens ambientais na Amazônia para preservá-los”.

Fonte: GAZETA DIGITAL

Add Comentários