10 benefícios da cerveja para a saúde comprovados pela ciência

10 benefícios da cerveja para a saúde comprovados pela ciência
Compartilhar

 

 

A cerveja está presente em toda a parte, seja no almoço de domingo, no futebol com os amigos ou no happy hour da empresa.

O que muitos ainda podem não saber, porém, é que a bebida – consumida com moderação – traz diversos benefícios para a saúde.

Confira abaixo 10 benefícios da cerveja cientificamente comprovados:

1. Fortalece os ossos

Um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que o silício presente na cerveja, quando consumida moderadamente, auxilia na melhora da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.

2. Mantém os rins saudáveis

Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

3. Protege o cérebro

A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que concluiu o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry.

4. Reduz os riscos de desenvolver câncer

O consumo moderado de cerveja tem se mostrado um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, devido ao xanthohumol, composto químico presente no lúpulo (insumo básico para a produção da bebida), como aponta estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.

5. Reduz as chances de ter diabetes

Um estudo espanhol realizado na Universidade de Barcelona, em parceria com o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri, concluiu que o consumo moderado de cerveja (1 caneca por dia) pode auxiliar na diminuição dos níveis glicêmicos e aumentar a sensibilidade à insulina. Esse estudo pode ser conferido aqui

6. Combate ao estresse

Um estudo chileno divulgado pelo Portal G1 comprovou que a cerveja especial consumida com moderação, ajuda na redução do estresse oxidativo, devido ao seu potencial antioxidante.

7. Combate resfriados

Um estudo realizado no Japão comprovou que a cerveja pode ajudar a combater gripes e resfriados. Isso graças a um componente do lúpulo chamado humulone, que age contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias.

8. Aumenta a imunidade

O levedo presente na cerveja após o processo de fermentação da bebida é capaz de ativar um grupo de células de defesa do organismo (macrófagos), segundo estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism.

9. Ajuda a combater a insônia

Estudo realizado na Universidade de Extremadura, na Espanha, revelou que o lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja, colabora para a ação de um neurotransmissor que promove o efeito sedativo e diminui a atividade do sistema nervoso

10. Aumenta a fertilidade dos homens

Uma pesquisa divulgada pelo Portal Dailymail verificou que o consumo moderado de cerveja pode elevar a fertilidade masculina. A explicação mais aceita para este fato é a redução do estresse entre os pesquisados (homens que estavam se tratando para ter filhos) ao incluir o consumo da bebida na rotina. Fato é que os participantes da pesquisa que consumiram cerveja elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.

Lembrando que todos esses benefícios da cerveja para a saúde só existem quando a bebida é consumida moderadamente.

Fonte:     saibatudomt.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %