10 mitos e verdades sobre a saúde dos dentes

10 mitos e verdades sobre a saúde dos dentes
Compartilhar

 

 

Cartão de visita, nosso sorriso merece um cuidado especial para ficar perfeito. Como andam suas visitas ao dentista, falando nisso? O dentista Paulo Zahr comenta 10 mitos e verdades sobre a saúde dos dentes. Confira as dicas do especialista e desfile por aí com o sorriso em dia:

1. É necessário trocar sempre as escovas de dente?
Resposta: verdade! O ideal é trocar a escova a cada três meses. Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência e é necessário um aumento da força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a dentição.

2. É melhor escovar os dentes logo após o término da refeição?
Resposta: mito! O recomendado é esperar, no mínimo, 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas.

3. Clareamento sensibiliza os dentes?
Resposta: verdade! Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Hoje, existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis depois do clareamento.

4. Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?
Resposta: mito! O chiclete sem açúcar não provoca a cárie, mas também não ajuda a preveni-la. A prevenção é feita somente por meio da escovação e o uso do fio dental.

5. Uma boa escovação precisa ser demorada?
Resposta: verdade! Uma boa escovação dura cerca de dez minutos. Algumas pessoas escovam o dente cinco ou seis vezes por dia, demorando apenas dois minutos em cada escovação. Porém, é melhor fazer apenas três escovações diárias, mas da forma correta. Qualidade é mais importante do que quantidade.

Fonte:      orthodonticbrasil.com.br

6. Higienização noturna é a mais importante?
Resposta: verdade! O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é menor à noite. Assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.

7. É preciso usar sempre bastante creme dental?
Resposta: mito! A responsável pela limpeza é a escova de dente, e não o creme dental. A pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida facilmente.

8. Muito café escurece os dentes?
Resposta: verdade! O café possui muito corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas.

9. Excesso de escovação prejudica a dentição?
Resposta: verdade! Uma frequência exagerada da escovação provoca, com o tempo, o desgaste do esmalte dental e o encolhimento da gengiva. Escovar três vezes ao dia, de forma adequada, é o ideal.

10. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
Resposta: mito! A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um completo. Sem os dois primeiros, o enxaguante não tem utilidade.


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %