10 mitos e verdades sobre a saúde dos seus dentes!

10 mitos e verdades sobre a saúde dos seus dentes!
Compartilhar

Dentista comenta o que é verdade ou mito na hora de cuidar do sorriso

Cartão de visita, nosso sorriso merece um cuidado especial para ficar perfeito. Como andam suas visitas ao dentista, falando nisso?

O dentista Paulo Zahr comenta 10 mitos e verdades sobre a saúde bucal. Confira as dicas do especialista e desfile por aí com o sorriso em dia.

Leia outras notícias do dia

1. É necessário trocar sempre as escovas de dente?
Resposta: verdade! O ideal é trocar a escova a cada três meses. Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência e é necessário um aumento da força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a dentição.

2. É melhor escovar os dentes logo após o término da refeição?
Resposta: mito! O recomendado é esperar, no mínimo, 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas.

3. Clareamento sensibiliza os dentes?
Resposta: verdade! Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Hoje, existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis depois do clareamento.

Leia outras notícias sobre Sua Saúde

4. Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie?
Resposta: mito! O chiclete sem açúcar não provoca a cárie, mas também não ajuda a preveni-la. A prevenção é feita somente por meio da escovação e o uso do fio dental.

5. Uma boa escovação precisa ser demorada?
Resposta: verdade! Uma boa escovação dura cerca de dez minutos. Algumas pessoas escovam o dente cinco ou seis vezes por dia, demorando apenas dois minutos em cada escovação. Porém, é melhor fazer apenas três escovações diárias, mas da forma correta. Qualidade é mais importante do que quantidade.

6. Higienização noturna é a mais importante?
Resposta: verdade! O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é menor à noite. Assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.

7. É preciso usar sempre bastante creme dental?
Resposta: mito! A responsável pela limpeza é a escova de dente, e não o creme dental. A pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida facilmente.

8. Muito café escurece os dentes?
Resposta: verdade! O café possui muito corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas.

9. Excesso de escovação prejudica a dentição?
Resposta: verdade! Uma frequência exagerada da escovação provoca, com o tempo, o desgaste do esmalte dental e o encolhimento da gengiva. Escovar três vezes ao dia, de forma adequada, é o ideal.

10. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
Resposta: mito! A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza bucal, os enxaguantes são usados apenas como um completo. Sem os dois primeiros, o enxaguante não tem utilidade.

Fonte:    gauchazh.clicrbs.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %