3 DOS 7 PRESOS IDENTIFICADOS: Presos têm envolvimento financeiro ou com remessa de droga à Europa

3 DOS 7 PRESOS IDENTIFICADOS:  Presos têm envolvimento financeiro ou com remessa de droga à Europa
Compartilhar

 

 

Sete pessoas já foram presas na Operação Descobrimento, deflagrada na manhã desta terça-feira (19), pela Polícia Federal da Bahia. Cinco em território brasileiro e duas em Portugal. Apenas 3 pessoas foram identificadas até o momento, sendo elas: o ex-secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilton Borgato (PSD), o lobista Rowles Magalhães e a doleira Nelma Kodama – que estava em Portugal.

Em entrevista à imprensa local, o delegado Adair Gregório que, por uma questão de sigilo, a PF não fala sobre nomes. Mas, garantiu que “as pessoas que estão sendo presas têm envolvimento, seja pela movimentação financeira com a organização criminosa ou com a remessa de droga à Europa”, finalizou.

A relação entre Rowles e Nelma é antiga. Ainda em 2019, a Revista Época chegou a divulgar a viagem que os dois fizeram para a Europa, fato que foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF). Ela já era condenada pela Operação Lava Jato e ele, foi alvo de uma CPI em Mato Grosso, apontado ainda por ter recebido R$ 1 milhão em propina do ex-governador Silval Barbosa.

À imprensa, na época da viagem, Magalhães afirmou que não tinha nenhum relacionamento amoroso com a doleira condenada a 18 anos de prisão. Também negou que a viagem tivesse acontecido. “É, sim, é minha amiga de muito tempo. E quisera eu estar podendo bancar uma mulher dessa nesse tipo de viagem, sinal que eu estava cheio da grana, o que não teria mau algum”, disse ele ao site Isso é Notícia.

Já Borgato foi nomeado secretário na gestão do atual governador Mauro Mendes. Ele é graduado em Tecnologia em Gestão Pública pela Federal do Paraná e já tinha sido prefeito de Glória D’Oeste por dois mandados consecutivos 2009/2016. Em 2017, foi nomeado como assessor direto do vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, que atualmente está como senador.

O ex-secretário deixou o cargo, pois tinha planos de concorrer como deputado federal no pleito de outubro deste ano. Agora, seu futuro é incerto. O PSD, partido qual ele é filiado, afirmou que só vai tomar uma decisão com o desenrolar das investigações. Borgato foi levado nesta manhã para a PF, depois deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) e no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

As defesas de Rowles e Nelma não foram localizadas. Já a defesa de Borgato foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto.

Operação

De acordo com as informações da assessoria de imprensa da PF, a operação é da Polícia Federal da Bahia e tem como objetivo desarticular o tráfico internacional de cocaína. São cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

Há também cumprimentos de 3 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Portugal, nas cidades do Porto e Braga. As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvados e pela Justiça Portuguesa.

Foram decretadas ainda medidas de apreensão, sequestro e bloqueio de imóveis, bens e valores das contas usadas pelos investigados.

Investigação

A operação tem como base a apreensão de 595 kg de cocaína apreendidas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, dentro do Aeroporto Internacional de Salvador. O jato Dassault Falcon 900, de uma empresa portuguesa de táxi aéreo, parou para abastecer e durante a inspeção, agentes encontraram a droga.

A partir das investigações, a polícia conseguiu identificar toda a estrutura criminosa atuante nos dois países, compostas por fornecedores de cocaína, mecânicos e auxiliares –responsáveis pela abertura da fuselagem do avião para esconder a droga -, transportadores – que eram responsáveis pelos voos – além dos doleiros – responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

Fonte:      gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %