80 anos de Caetano Veloso: editoras celebram sua trajetória com novos livros

80 anos de Caetano Veloso: editoras celebram sua trajetória com novos livros
Compartilhar

 

 

Um dos músicos mais importantes da cultura brasileira completa 80 anos neste domingo (7); para marcar a data, cinco publicações sobre o cantor e sua obra chegam ao mercado editorial

Caetano Veloso comemora 80 anos neste domingo, 7 de agosto de 2022

Caetano Veloso completa 80 anos neste domingo, 7 de agosto.

Após mais de 60 anos de carreira, o cantor vai comemorar seu aniversário com um show, no qual dividirá o palco com seus filhos e sua irmã, Maria Bethânia. O “Especial Caetano Veloso 80 anos” será na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

E para celebrar as oito décadas de um dos ícones da música e da cultura brasileira, as principais editoras do país estão lançando cinco livros sobre a obra do cantor, que vai muito além de seus shows.

“Caetano é um intelectual, um artista de vanguarda e um pensador sobre o Brasil”, afirma à CNN o jornalista e curador de música Alexandre Matias.

“É redutor dizer que Caetano é uma figura importante só para a música brasileira”, diz

Entre os novos títulos está “Lançar Mundos no Mundo”, de Guilherme Wisnik, que, segundo o próprio autor, aborda a relação de Caetano Veloso com o Brasil.

“Como ele diz na música ‘Americanos’, o Brasil flutua entre a delícia e a desgraça, entre o monstruoso e o sublime”, disse o autor à CNN. Segundo ele, Caetano oscila entre apontar os absurdos e valorizar a potência de nosso país.

Essa característica de sua obra também está fortemente presente no Tropicalismo, movimento cultural da segunda metade dos anos 1960, do qual o músico fez parte. “É uma geração que está o tempo todo pensando no Brasil e querendo fazer com que o país pense em si mesmo”, afirma Matias.

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes e Gal Costa na estreia do programa que apresentava o Tropicalismo, “Divino Maravilhoso”, da TV Tupi, em 1968 /Estadão Conteúdo

O jornalista ressalta que um nome tão importante da música brasileira poderia passar seu aniversário de 80 anos apenas recebendo homenagens. “Mas ele segue questionando o país em que vive e buscando trabalhar com músicos novos, com gêneros novos, com novas formas de gravar”, explicou.

“Caetano se manteve coerente com o espírito do Tropicalismo, que é tensionar o tempo presente. Ele tem uma necessidade muito forte de estar atualizado, por isso sua ligação com músicos mais jovens”, complementa Wisnik.

Durante sua trajetória, Caetano Veloso não se ateve apenas à produção musical. Seu livro “Verdade Tropical”, publicado pela primeira vez em 1997 pela Companhia das Letras, mistura memórias pessoais da adolescência às dificuldades enfrentadas durante o período de ditadura militar no Brasil e exílio em Londres. O músico se debruça sobre a própria trajetória e a trajetória do país na autobiografia.

“É um livro importantíssimo para quem quer entender o Caetano e entender melhor as reflexões propostas em suas músicas”, finaliza Matias.

Confira a seguir, cinco livros lançados para celebrar os 80 anos de Caetano Veloso:

“Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil”, de Guilherme Wisnik (Editora Fósforo, 2022)

“Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil”, de Guilherme Wisnik (Editora Fósforo) / Divulgação

O livro é uma reedição do ensaio sobre Caetano Veloso publicado na série “Folha Explica”, em 2005, revisado e atualizado por Wisnik.

O autor mostra como as obras de Caetano são indissociáveis dos momentos históricos no qual foram produzidas e da realidade brasileira. E analisa a trajetória do músico, que segue participando ativamente dos debates políticos e sociais do país e os transformando em arte, mesmo aos 80 anos.

“Letras”, de Caetano Veloso com organização de Eucanaã Ferraz (Editora Companhia das Letras, 2022)

“Letras”, de Caetano Veloso com organização de Eucanaã Ferraz (Editora Companhia das Letras) / Divulgação

“Letras” organiza os versos de todas as músicas compostas por Caetano Veloso, começando por sua produção mais recente – o disco “Meu Coco”, de 2021 – até às suas primeiras composições.

É possível acompanhar a transformação da obra do artista, ao longo de 60 anos, através da leitura de suas canções como se fossem poemas.

“Outras Palavras: Seis Vezes Caetano”, de Tom Cardoso (Editora Record, 2022)

“Outras Palavras: Seis Vezes Caetano”, de Tom Cardoso (Editora Record) / Divulgação

Em “Outras Palavras”, o autor Tom Cardoso busca retratar as múltiplas faces de Caetano. O livro tem seis capítulos temáticos – o homem de Santo Amaro, o polêmico, o líder, o vanguardista, o amante e o político –, que contam com entrevistas e depoimentos variados para mostrar ao leitor quem é Caetano Veloso e quais suas diversas formas.

“Lado C: a trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê”, de Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes (Editora Máquina de Livros, 2022)

“Lado C: a trajetória musical de Caetano Veloso até a reinvenção com a bandaCê”, de Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes (Editora Máquina de Livros) 

“Lado C” explora a constante reinvenção de Caetano e a sua trajetória com a bandaCê, o trio de músicos que o acompanhou de 2006 a 2015.

Aos 64 anos, Caetano se uniu a instrumentistas 30 anos mais novos do que ele, e a parceria rendeu três discos, além de turnês pelo Brasil e pelo mundo, resultando em um dos momentos mais produtivos de sua carreira. Os autores mostram como o músico iniciou o projeto e como é sua relação com artistas de diferentes gerações, inclusive seus filhos.

“Vivo muito vivo – 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso”, de vários autores com organização de Mateus Baldi (Editora: José Olympio, 2022)

“Vivo muito vivo – 15 contos inspirados nas canções de Caetano Veloso”, de vários autores com organização de Mateus Baldi (Editora: José Olympio) / Divulgação

Essa coletânea de contos reúne quinze autores contemporâneos para celebrar a vida de Caetano Veloso. Cada autor escolheu uma canção como tema e inspiração para um conto, de forma a dar vida aos personagens ou ampliar as narrativas criadas pelo músico em sua obra.

Fonte:    cnnbrasil.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %