Alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa vencem mostra científica com projeto de óleo de pequi

Alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa vencem mostra científica com projeto de óleo de pequi
Compartilhar

 

O óleo produzido pode ser utilizado para refogar arroz, temperar saladas e outros alimentos

Rebeca Cruz

Estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, André Joaquim e Heverton Eváriston, foram os vencedores da II Mostra Científica Virtual de STEAM, sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. O projeto dos alunos consiste na extração artesanal de óleo de pequi.

A Mostra foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para fortalecer as atividades nas escolas e incentivar professores e alunos.  A ideia do projeto foi sugerida pelos estudantes e todo o processo foi orientado pelo professor de química, Roger Vinicius Nunes Queiroz da Costa.  “Primeiramente eu não acreditei, mas quando o professor me confirmou fiquei muito lisonjeado com essa notícia”, relatou o estudante Heverton sobre a conquista do primeiro lugar na competição.

A diretora da escola, Layane Queçada Schultz, destaca que a iniciativa contribuiu para formação dos estudantes em várias disciplinas.“Com esse projeto eles viram que tudo que eles quiserem e tiverem propósito, eles são capazes de conseguir. Toda a comunidade da Guia está orgulhosa do trabalho dos meninos”, afirmou a diretora.

O óleo produzido pode ser utilizado para refogar arroz, temperar saladas e outros alimentos, como um azeite. Além disso, o produto também pode ser usado para aliviar dores no corpo e no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite.

A atividade trabalhou o resgate da cultura regional e o conhecimento nas áreas de Química, Física e Biologia desenvolvendo conceitos como os processos de separação de misturas; ecologia; botânica e regra de três. O trabalho científico também estimulou o empreendedorismo e o protagonismo nos estudantes.

Nesta terça-feira (14.12), a diretora da escola e os estudantes ganhadores foram recebidos pelo secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Fernandes e o Superintendente de Relacionamento Escolar, Saulo Scariot para apresentar os produtos confeccionados com o fruto típico da região.

“Achei impressionante a capacidade dos alunos  em utilizar um material diferente, pois eles fizeram muito com tão pouco. A II Mostra Científica STEAM revela talentos escondidos dentro das salas de aula –  esses estudantes desenvolveram um legado para toda comunidade”, destacou Saulo.

Seduc-MT

Foto por: Divulgação

(Supervisionado por Evelyn Ribeiro)


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %