Alvo da PC é suspeito de mais de 40 golpes da OLX e do WhatsApp

Alvo da PC é suspeito de mais de 40 golpes da OLX e do WhatsApp
Compartilhar

Quadrilha com base em Cuiabá e VG fez boa parte das vítimas no interior de SP

Um dos alvos da operação ‘Miqueias’, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso e São Paulo nesta quarta-feira (13), tem mais de 40 boletins de ocorrência registrados contra ele por estelionato, segundo o delegado de São José do Rio Preto, Renato Gomes Camacho.

A polícia informou que são a quadrilha atuava em todo o território nacional. Nesta quarta, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande.

“Boa parte da quadrilha é de Cuiabá e Várzea Grande. Verificamos que os recebedores desses valores eram, na grande maioria, a mesma pessoa”, disse o delegado.

Conforme as investigações, os alvos estão envolvidos em golpes conhecidos como ‘Golpe do Whatsapp’ e ‘Golpe da OLX’.

No primeiro caso, eles criam um perfil falso no aplicativo de mensagens, utilizando a foto da vítima, e entram em contato com amigos e familiares, pedindo dinheiro emprestado.

De acordo com Renato, os criminosos verificavam os contatos e as conversas que essas pessoas tinham. Em seguida, copiavam a foto, cadastravam em um número diferente e entravam em contato com os familiares pedindo uma suposta ‘ajuda’.

“Primeiro eles mandavam mensagem falando que o celular quebrou e que a pessoa poderia entrar em contato por meio daquele novo número. Tempo depois, eles mandavam mensagem novamente pedindo para pagar algum boleto, porque estavam com dificuldade”, explicou.

Já no ‘Golpe da OLX’, os criminosos replicam anúncios de veículos publicados em sites de compra e venda pela internet para enganar os compradores e vendedores para que o dinheiro do negócio seja depositado na conta da associação criminosa.

Segundo a polícia, acredita-se que os valores arrecadados podem ultrapassar a casa de milhões de reais e ainda não é possível precisar o montante de pessoas lesadas com os golpes aplicados pelos criminosos.

Nos últimos três anos, centenas de suspeitos envolvidos nos golpes foram presos, tanto na região de São José do Rio Preto, quanto nas capitais paulista, catarinense e mato-grossense. Somente em Cuiabá, já é a terceira operação deflagrada.

O delegado alerta para que as pessoas fiquem atentas ao receber uma mensagem nesse sentido de algum amigo ou familiar.

“Atenção ao máximo. Quando receber uma mensagem pedindo valor liga para a pessoa e vai conseguir identificar a voz. Não acredite apenas na mensagem que recebeu”, pontuou.

 

 

 

 

Fonte: www.folhamax.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %