Análise: Em jogo decepcionante, Palmeiras esbarra na linha de cinco do Goiás

Análise: Em jogo decepcionante, Palmeiras esbarra na linha de cinco do Goiás
Compartilhar

Por Pedro Nascimento

O início de Campeonato Brasilero pode preocupar o torcedor do Palmeiras em relação à pontuação, mas o caminho é longo e o time tem plenas condições de recuperar lá na frente. Na realidade, o que deveria ligar o sinal de alerta com base no que a equipe mostrou no empate com o Goiás é a dificuldade que o Verdão teve para superar a linha defensiva formada por cinco jogadores do adversário a partir da reta final do primeiro tempo.

O Palmeiras entrou em campo com uma disposição tática semelhante à que costuma utilizar, mas as características dos jogadores escalados por Abel na linha ofensiva alteraram a dinâmica da equipe no momento em que o time tinha a bola. Em Goiânia, o Verdão teve uma equipe que prometia ser bastante agressiva.

Normalmente, Scarpa atua aberto pela esquerda, um jogador que auxiliar na construção ofensiva e se associa frequentemente com os meio-campistas. Veron, por outro lado, é mais ágil e busca o enfrentamento individual a todo momento. Na referência, a explosão de Rony deu lugar à imposição física de Rafael Navarro.

O volume ofensivo do Palmeiras no primeiro tempo chamou a atenção. A intenção do time era forçar o jogo pelos lados, tendo Dudu e Veron muito próximos às linhas laterais. Assim, o Alviverde tinha amplitude e abria espaços na linha defensiva do Goiás, que foram aproveitados por quem vinha de trás.

Para que o Verdão tivesse um desempenho melhor no último terço do campo, Navarro teria que ser mais participativo na construção das jogadas. O centroavante chegou a finalizar três vezes para fora, mas pouco tocou na bola enquanto o time trocava passes no ataque.

Na reta final do primeiro tempo, o Goiás passou a ter uma linha defensiva de cinco jogadores. Assim, controlou o jogo pelos lados do Palmeiras, sofrendo menos na partida. No retorno ao intervalo, o Esmeraldino teve duas pontadas ofensivas e, em uma delas, marcou o único gol da partida.

O Goiás, então, abaixou de vez o seu bloco. O Palmeiras já não conseguia agredir pelos lados do campo, uma vez que os laterais contavam com a cobertura mais próxima dos zagueiros. Pelo meio, o time seguiu tendo dificuldade para dialogar com Navarro e viu Veiga atuar isolado na faixa central.

O gol no fim foi importante e traz um alívio parcial ao Verdão, mas as poucas ferramentas apresentadas pelo time para furar o bloqueio do Goiás foram um destaque negativo importante. Ainda mais se tratando de uma equipe que já demonstrou ter um grade repertório ofensivo em 2022.

 

 

 

 

Fonte: www.gazetaesportiva.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %