Aula inaugural com profissionais da educação dá início ao ano letivo de 2022 em MT

Aula inaugural com profissionais da educação dá início ao ano letivo de 2022 em MT
Compartilhar

 

A aula inaugural faz parte da semana pedagógica e visa preparar o orientar professores, diretores e coordenadores sobre o planejamento e ações a serem desenvolvidas nas escolas

Iniciando as atividades do ano letivo de 2022, a Secretaria Estadual de Educação realizou, nesta sexta-feira (04.02), a aula inaugural com a participação dos profissionais da educação que atuam em várias regiões do Estado. A programação foi realizada de forma presencial no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e também transmitida ao vivo por live no canal da Seduc no Youtube.

A aula inaugural faz parte da semana pedagógica e visa preparar e orientar professores, diretores e coordenadores sobre o planejamento e ações a serem desenvolvidas nas escolas. As aulas da rede estadual começam na próxima segunda-feira (07.02), no formato 100% presencial e seguindo todos os protocolos de biossegurança.

“Iniciamos oficialmente o ano letivo e estamos muito felizes com tudo o que preparamos. Quero parabenizar a todos os profissionais envolvidos e todo o cuidado que estão tendo na preparação do ambiente escolar, para que os nossos estudantes sejam bem acolhidos e sintam cada vez mais seguros e estimulados a permanecerem nas salas de aula. As escolas não estão sozinhas neste processo, e tudo o que precisarem, estaremos prontos para atender”, salientou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Este ano, os estudantes contarão com inúmeros investimentos na parte pedagógica que englobam a entrega das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino, inserção da disciplina de língua inglesa para alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental, materiais complementares que trabalham a consciência fonológica, educação financeira e socioemocional. Terá também a entrega do kit escolar composto por 20 itens e uniforme completo para todos os matriculados no ensino fundamental e ensino médio.

“O retorno às aulas, diante do cenário ainda de pandemia, é um desafio importante. Estamos falando de um projeto muito inovador que é a implantação do sistema estruturado de ensino, que está relacionado ao que chamamos de uma gestão voltada à aprendizagem e conseguir criar na rede pública estadual a cultura de acompanhamento, e para que isso possa acontecer é fundamental o alinhamento entre a secretaria, as diretorias regionais de educação (DREs), as escolas e, especialmente, os professores que assumem esse compromisso com a aprendizagem”, destacou o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, José Henrique Paim Fernandes.

Professor da rede estadual, Gerson de Souza, falou sobre a expectativa para o início das aulas.

“A pandemia alterou rotas em diversos setores e na educação não foi diferente, mas seguimos firmes e conscientes da importância de fazer a mudança e contribuir com uma educação de qualidade para todos os estudantes do nosso estado”, disse o professor.

Também participaram da aula inaugural, o secretário adjunto executivo, Amauri Fernandes, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice de Oliveira, a secretária adjunta de Gestão Regional, Alcimaria Ataide da Costa, o diretor de produtos da Dian e Silva, Paulo Henrique Santo Pedro, a gerente de vendas da Britânnica Digital Learn, Patrícia Paula, e o vice-presidente de produtos educacionais para América Latina da Pearson, Juliano Costa.

A programação da semana pedagógica termina nesta sexta-feira (04.02), com a realização de workshops, apresentação das coordenadorias de Superintendência de Diversidades (Sudi), Superintendência de Educação Básica (Sueb), e oficina para a produção e organização de roteiros de atividades.

Evelyn Ribeiro
Seduc-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %