Bibliotecas contempladas em projeto de revitalização da Secel recebem mais investimentos

Bibliotecas contempladas em projeto de revitalização da Secel recebem mais investimentos
Compartilhar

 

Bibliotecas de Salto do Céu, Cocalinho e Araguaiana recebem kits e oficinas de mediação de leitura
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP-MT), tem dado continuidade ao projeto Revitabibliotecas nos municípios de Salto do Céu, Cocalinho e Araguaiana.

O projeto se propõe a ressignificar o conceito de biblioteca, desde a adequação do espaço físico aos serviços que serão prestados à comunidade, desenvolvendo um trabalho de interiorização efetiva de orientação, capacitação e executar serviços que transformem esses espaços em equipamentos culturais vivos e atrativos.

A Biblioteca Pública Municipal Aquarela, de Salto do Céu (a 350,2 km de Cuiabá), recebeu, na quarta-feira (09.02), o kit ambientação composto por 3 pufes, 1 tapete, 1 computador e 234 livros de diversas áreas de conhecimento, incluindo obras de autores mato-grossenses.

Nesta sexta-feira (11.02), a Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone, de Cocalinho (a 850,9 km da capital mato-grossense), foi contemplada com a entrega do kit ambientação composto por 3 pufes, 1 tapete, 1 computador e 234 livros de diversas áreas de conhecimento, incluindo obras de autores mato-grossenses.

Já neste sábado (12.02), a Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho, de Araguaiana (a 571 km de Cuiabá), receberá a equipe da SEBP-MT para as oficinas de mediação de leitura e de leitura inclusiva, com a bibliotecária Waldineia Almeida e a professora Helena Maria da Costa, respectivamente. Além disso, será entregue um computador, completando o kit já recebido em outubro de 2021.

Revitabibliotecas

O Revitabibliotecas foi o único do país a ser contemplado no edital internacional 7º Concurso de Ajudas 2019, conduzido pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Com a premiação, quatro bibliotecas públicas de Mato Grosso recebem investimentos para promover ações que incluem melhorias de infraestrutura, capacitação de agentes, inclusão e engajamento social nas comunidades.

A Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho (Araguaiana), Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone (Cocalinho) e a Biblioteca Pública Municipal Aquarela (Salto do Céu) foram escolhidas por estarem fechadas na época da inscrição do concurso e por serem os únicos equipamentos culturais dessas cidades. A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá, também foi contemplada pelo projeto.

Dayanne Santana
Secel-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %