Caso Klara Castanho: enfermeira que vazou informações de hospital é punida. Aos detalhes

Caso Klara Castanho: enfermeira que vazou informações de hospital é punida. Aos detalhes
Compartilhar

Grávida após ter sido estuprada, Klara Castanho deu à luz e optou, em conformidade com a lei, por entregar o bebê à adoção. Em carta aberta, a atriz denunciou uma enfermeira como a responsável por vazar informações do parto. Saiba o que aconteceu com a profissional de saúde

O nome de Klara Castanho está entre os assuntos mais comentados da web desde que assumiu, através de uma carta aberta comovente, que engravidou após ter sido estuprada. Na mensagem, a atriz de 21 anos de idade, contou ter optado por entregar o bebê para adoção logo após o parto por “incapacidade de exercer esse cuidado”.

Mas apesar de todo o trâmite para a adoção ter sido feito em conformidade com a lei, logo após dar à luz, Klara revelou ter sido vítima de mais uma violência. “Ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: ‘imagina se tal colunista descobre essa história'”, relatou a atriz.

E se desesperou ao constatar, no mesmo dia, que as informações sobre sua gestação e parto tinham mesmo sido vazadas. “Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para supostamente para me acolher e proteger. Quando cheguei no quarto já havia mensagens do colunista, com todas as informações. Ele só não sabia do estupro. Eu ainda estava sob o efeito da anestesia. Eu não tive tempo de processar tudo aquilo que estava vivendo, de entender, tamanha era a dor que eu estava sentindo”, pontuou.

Klara, então optou por contar toda a verdade e pedir sigilo ao profissional de imprensa, cujo nome não foi citado por ela. “Eu conversei com ele, expliquei tudo o que tinha me acontecido. Ele prometeu não publicar. Um outro colunista também me procurou dias depois querendo saber se eu estava grávida e eu falei com ele. Mas apenas o fato de eles saberem, mostra que os profissionais que deveriam ter me protegido em um momento de extrema dor e vulnerabilidade, que têm a obrigação legal de respeitar o sigilo da entrega, não foram éticos, nem tiveram respeito por mim e nem pela criança”, desabafou.

SAIBA O QUE ACONTECEU COM ENFERMEIRA QUE VAZOU INFORMAÇÕES DE HOSPITAL

Neste domingo (26), após toda a história ter vindo à tona, o colunista André Romano, do “Observatório da TV”, revelou em seu Twitter o que aconteceu com a enfermeira que ameaçou Klara Castanho no hospital em que a artista deu à luz. “A enfermeira foi demitida por justa causa (agora cedo)…”, escreveu.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo informou que vai apurar a denúncia de Klara Castanho: “(…)Compete ao Coren-SP apurar as situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem (Resolução Cofen nº 370/2010)”.

“Nesse sentido, o conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos. O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria”, afirmou.

Fonte:    purepeople.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %