Cazaquistão: população toma as ruas e presidente manda “atirar sem avisar”

Cazaquistão: população toma as ruas e presidente manda “atirar sem avisar”
Compartilhar

Em meio ao aumento das tensões no Cazaquistão, forças de segurança informaram ter matado dezenas de manifestantes antigoverno em uma operação para restaurar a ordem na principal cidade do país, Almaty.

A ofensiva ocorreu depois que os manifestantes tentaram assumir o controle de delegacias, disse uma porta-voz da polícia. Pelo menos 18 membros das forças de segurança morreram em confrontos na cidade. Os protestos começaram por causa de um aumento no preço dos combustíveis anunciado pelo governo, que depois recuou na sua decisão. Mas outros fatores também estão gerando descontentamento no país. Para complicar o ambiente ainda mais, uma força estrangeira de manutenção de paz chegou ao país.

Essa ajuda militar externa é liderada pela Rússia e foi feita a pedido do atual presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev , que assumiu o cargo em 2019. Nesta sexta, Tokayev disse que ordenou as forças de segurança a “atirar sem avisar”.

Neste vídeo, vamos falar sobre o motivo dos atuais protestos e o que significa a chegada da tal “força militar de manutenção da paz” liderada pela Rússia.

BBC NEWS BRASIL


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %