CIÊNCIA: TIRE DÚVIDAS: O que é o Swift e quais impactos a Rússia terá se for excluída do sistema financeiro

CIÊNCIA:  TIRE DÚVIDAS:  O que é o Swift e quais impactos a Rússia terá se for excluída do sistema financeiro
Compartilhar

Ao passo em que líderes ocidentais consideram adotar sanções mais duras contra a Rússia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, solicitou a exclusão do país do sistema financeiro global Swift.

“Não serei diplomático quanto a isso. É preciso proibir a Rússia no Swift”, reforçou também Dmytro Kuleba, ministro de Relações Exteriores da Ucrânia

Esta é considerada uma das sanções mais radicais que o Ocidente pode aplicar em resposta aos ataques à Ucrânia.

O que é o Swift?

Trata-se de uma sociedade cooperativa internacional com sede em Bruxelas. Fundada em 1973 por 239 bancos de 15 países, seu objetivo era criar um canal de comunicação global entre as instituições, bem como padronizar as transações financeiras internacionais.

Ao todo, 11 mil instituições financeiras em mais de 200 países usam o Swift, posicionando a ferramenta como uma espécie de espinha dorsal de todo o sistema financeiro internacional

Como funciona?

A ‘Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias’ (Swift, ou Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) funciona através de um sistema de mensagens que fornece aos bancos uma ferramenta de comunicação mais rápida e segura.

Cada banco possui o seu próprio código Swift, feito de uma combinação de 8 a 11 caracteres divididos na seguinte estrutura: AAAA BB CC DDD.

O primeiro bloco (AAAA) são letras que identificam um banco; o segundo (BB) identifica o país de origem da transação (no caso do Brasil, o código é BR); CC são letras e/ou números que identificam a localização de uma instituição financeira e DDD representa uma agência (bancos virtuais não utilizam essa última parte do código). O código Swift do Banco do Brasil, por exemplo, é BRASBRRJ.

Em 2021, o Swift registrou a média mais alta da história de operações, foram 42 milhões de mensagens diárias.

Os bancos o utilizam para gerenciar transferências de valores, ou seja, por meio do código Swift, qualquer instituição bancária do planeta pode ser identificada como origem ou destino de uma determinada transação financeira.

Mais da metade dos bancos da Rússia usam o Swift

A Rússia só fica atrás dos Estados Unidos em número de bancos que utilizam o Swift, são cerca de 300, o que responde por mais da metade das instituições financeiras do país.

Por ora, os EUA não descartam a possibilidade de barrar a Rússia do sistema para prejudicar a sua capacidade de negociar com outros países.

O que acontecerá com a Rússia se for excluída do Swift?

Na prática, perder acesso ao Swift significa que os bancos russos não podem usá-lo para realizar ou receber pagamentos de outras instituições estrangeiras, incluindo também transações comerciais.

Isso dificulta as negociações de bens como óleo, gás e metais, por exemplo, todas efetuadas em dólar americano. Consequentemente, a iniciativa também levará a desvalorização do rublo russo no mercado.

Não é a primeira vez que a Rússia sofre ameaça de exclusão do mecanismo financeiro. Em 2014, a medida chegou a ser considerada após o país governado por Vladimir Putin anexar o território da Crimeia.

Desde então, a Rússia, inclusive, vem desenvolvendo o seu próprio sistema de transferências internacionais, o ‘Sistema para Transferência de Mensagens Financeiras’ (System for Transfer of Financial Messages, ou SPFS).

Do ponto de vista operacional, a iniciativa seria uma má ideia para outros países europeus que fazem negócios com a Rússia, considerada o maior fornecedor de gás natural do continente e um grande exportador de petróleo

Fonte:    olhardigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %