Cientistas brasileiros são reconhecidos no mundo enquanto governo corta verba de pesquisas

Cientistas brasileiros são reconhecidos no mundo enquanto governo corta verba de pesquisas
Compartilhar

 

 

Em meio a vários cientistas brasileiros que estiveram na linha de frente de pesquisas no combate à Covid-19, nestes tempos de pandemia, ao menos dois foram reconhecidos globalmente. E seu trabalho aponta para o que se espera da humanidade, com urgência nos próximos anos: esforço coletivo. Tulio de Oliveira foi escolhido pela revista científica Nature – a mais importante do mundo – para compor a lista dos “10 mais” de 2021, entre aqueles que ajudaram no desenvolvimento dessa área. Natália Pasternak está entre as 100 mulheres mais influentes do mundo para a BBC, a respeitada rede britânica de mídia que está a um ano de se tornar secular.

 O cientista brasileiro Tulio de Oliveira Reprodução/YouTube

Morador da África do Sul, o pesquisador brasileiro descobriu a variante Beta do vírus SARS-CoV-2 em 2020 e anunciou em novembro a Ômicron, detectada em amostras daquele país, de  Botswana e de Hong Kong. Seu trabalho combina tecnologia molecular com informações em tempo real de médicos e enfermeiros de linha de frente, influenciando em políticas públicas. Agora em dezembro, passou a morar em Stellenbosch, onde está o Centro de Pesquisa Epidêmica, Resposta e Inovação (CERI, na sigla em inglês), que tem por objetivo o controle de epidemias na África e no Sul do planeta, em geral.

Assim como Margareth Dalcomo, da Fiocruz, Natália Pasternak se tornou conhecida pelo trabalho efetivo de convencimento da população da necessidade de prevenção da Covid-19. Foram nomes que, acessíveis à mídia, tiveram papel importantíssimo no Brasil, passando respostas e confiança à população, bombardeada por fakenews negacionistas. A lista foi pensada para destacar mulheres que estão conseguindo reinventar a sociedade, conforme explica a BBC.

Em um país onde o governo federal corta sem maiores explicações R$ 600 milhões que seriam destinados a pesquisa, pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), impressiona a disposição e o empenho – para citar apenas nomes relacionados à pandemia – de Ester Cerdeira Sabino, Jaqueline Góes de Jesus, Daniela Barretto Barbosa Trivella, Nísia Trindade Lima, Daniela Mulari Ferreira, Rosana Richtmann, Edison Durigon, Felipe Naveca, Felipe Naveca, Marilda Siqueira, Ana Paula Fernandes, Cesar Victora, Jorge Kalil, Marisa Dolhnikoff, Amilcar Tanuri, Gustavo Cabral, Pedro Folegatti, Ann Costa Clemens, Lily Yin Weck, Cristiana Toscano, dentre tantos outros.

Fonte:      msn.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %