Com diminuição do uso de máscaras, saúde bucal volta a ser preocupação de todos\ Especial Unit Sergipe

Com diminuição do uso de máscaras, saúde bucal volta a ser preocupação de todos\ Especial Unit Sergipe
Compartilhar

Após quase dois anos de uso obrigatório das máscaras faciais para evitar a disseminação da Covid-19, diversas localidades do país já determinaram o fim da medida em ambientes fechados e ao ar livre. Com a retomada dessa normalidade, muitas pessoas que deixaram de realizar acompanhamento regular com dentistas, retornaram às clínicas em busca do cuidado da manutenção dentária ou também visando a melhoria do aspecto estético.

De acordo com a coordenadora operacional do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, Guadalupe Ferreira (CRO/SE 14444), o cuidado com a saúde bucal é de fundamental importância para que todo o corpo funcione em sua melhor forma. “A boca é o primeiro acesso ao aparelho digestivo, é uma cavidade que interliga o meio externo com o interior do indivíduo e tudo isso tem relação direta com as demais partes do corpo, sendo assim, parte importante de manutenção da saúde geral”, explica.

A coordenadora esclarece que problemas com cárie, por exemplo, representam um desequilíbrio na saúde sendo fruto de uma ação bacteriana, de maus hábitos alimentares, da higiene bucal, da falta de acesso à informação, prevenção e acesso a serviços odontológicos. “A cárie pode causar muita dor, perda dentária e até a disseminação de bactérias para as demais partes do corpo, caso atinja tecidos mais profundos do dente, como a polpa, o periodonto, vaso e nervos adjacentes”, relata Guadalupe.

Fundada em 1998, a Clínica de Odontologia da Unit, localizada no centro de Aracaju, realiza um trabalho social de dar acesso à população aos serviços voltados para saúde bucal e geral dos indivíduos. A Clínica presta atendimento por meio de uma tarifa social de R$ 30 a partir de três ou mais consultas. Caso o paciente não possa custear, será encaminhado à equipe de assistência social e, sendo comprovada a vulnerabilidade, o pagamento da taxa simbólica é liberado.

Com a retomada de 100% da presencialidade na Clínica, somente no mês de março de 2022, já foram contabilizados cerca de 1.800 atendimentos. Ao longo do tempo, foram incorporados projetos e programas de relevância como a Clínica de Bebês e de atendimento a crianças com microcefalia. Dentre os serviços ofertados no local, destacam-se a realização de canal, extração, restauração, raspagem gengival (limpeza), colocação de próteses, radiografias panorâmica e tomografia da face, remoção de lesões na boca, profilaxia e colocação de flúor.

A clínica-escola da Unit oferece atendimento em um ambiente de capacitação dos alunos do curso de Odontologia que são supervisionados por professores qualificados e renomados na área odontológica no estado de Sergipe. Atualmente, são mais de 545 alunos, entre o 5º e o 10º período, envolvidos nas atividades da Clínica. A coordenadora Guadalupe reitera que a prática da saúde bucal é muito importante e deve ser valorizada pelos gestores da saúde e pela própria população.

Clínica Odontológica da Unit, fundada em 1998, realiza atendimento acessível, apenas com tarifa social.

“Temos aqui um curso que prepara o aluno desde o início com práticas importantes e que o auxilia para alcançar um futuro profissional pronto para o mercado de trabalho, sempre visando um atendimento com qualidade e experiência e trazendo um serviço de maior qualidade e sem prejuízos aos pacientes”.

A clínica de Odontologia da Unit está localizada à Rua Siriri, 263, no centro de Aracaju (SE), com horário de funcionamento de 7h às 12h; e de 13h20 às 18h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações o telefone de contato é (79) 3218-2306.

Fonte:      alternativa104.net/com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %