COMO ESCOVAR DENTE DE CACHORRO? CONFIRA PASSO A PASSO!

COMO ESCOVAR DENTE DE CACHORRO? CONFIRA PASSO A PASSO!
Compartilhar

 

 

Como escovar dente de cachorro? Ração de qualidade também previne tártaro. Veja dicas!

Cachorro sorrindo, com dentes branquinhos, é o sonho de todo(a) tutor(a). Muito mais do que uma questão estética, saber como escovar dente de cachorro ajuda a prevenir infecções que podem causar doenças graves no pet. Mas como manter a saúde bucal do seu cão?

A principal recomendação dos especialistas é a limpeza diária do dente de cachorro, aliada à uma alimentação adequada e de qualidade. Além disso, petiscos funcionais e brinquedos são alternativas para auxiliar na prevenção de formação de tártaro em cachorro.

Nem sempre é fácil fazer a escovação dentária do seu fiel escudeiro, não é mesmo? Mas é uma prática importantíssima que deve virar um hábito diário. Confira nosso guia completo de saúde bucal pet para o seu mascote sorrir bonito e viver melhor:

  • A importância de escovar o dente de cachorro
  • Aprenda como escovar os dentes do cachorro
  • A melhor ração para cachorro que ajuda a manter a saúde bucal do pet
  • Petiscos funcionais e brinquedos na prevenção de tártaro em cachorro

A IMPORTÂNCIA DE SABER COMO ESCOVAR DENTE DE CACHORRO

Para manter uma boa saúde bucal é fundamental que você saiba como escovar os dentes do cachorro e, sobretudo, tornar essa prática um hábito diário. A má higiene bucal do pet causa a formação de placas bacterianas, que surgem a partir do acúmulo de resíduos de alimentos no dente.

Se as placas bacterianas não forem retiradas, endurecem e se tornam tártaros. Estes, ao longo do tempo, causam doença periodontal: infecções na boca e problemas como gengivite, perda óssea e perda dos dentes. Segundo a Animal Foundation, 80% dos cães com 3 anos de idade possuem doença periodontal.

Além disso, a fase avançada do tártaro em cachorro pode trazer maiores complicações de saúde: a chance das bactérias terem contato com algum vaso sanguíneo é grande, assim a infecção pode atingir outros órgãos como coração e rins.

Nestes casos, geralmente o pet tem que tomar antibióticos e fazer limpeza para retirar os tártaros – às vezes é necessária a extração de dentes. O procedimento, dependendo da gravidade, é feito com o cão parcialmente sedado ou totalmente anestesiado (que nunca é bom para o coração deles).

Por isso, o melhor é sempre prevenir! A escovação diária do dente de cachorro é a medida mais eficiente para manter a saúde bucal do seu mascote em dia e evitar doenças graves.

Alguns dos principais sintomas de tártaro em cachorro são: dentes escuros (principalmente na região próxima da gengiva); mau hálito; gengiva sangrando; dificuldade para comer; perda de apetite. *Se você notar algum desses sinais, leve seu cão à consulta veterinária para avaliação da saúde bucal dele.

Veja a seguir, o passo a passo de como escovar os dentes do cachorro.

COMO ESCOVAR OS DENTES DO CACHORRO: PASSO A PASSO!

Não é uma tarefa fácil, porém também não é uma missão impossível. Como escovar os dentes do cachorro é muito mais uma questão de acostumar o pet. E, claro, paciência para o tutor(a)! É importante que você introduza a escovação dentária aos poucos, sem forçar a barra. Algumas técnicas e acessórios específicos também ajudam na limpeza bucal.

Contudo, nem sempre é possível remover a sujeira dos dentes posicionados mais ao fundo ou até mesmo o lado interno dos dentes – dependendo da resistência do cão à escovação. Nestes casos, uma ração de qualidade, além de garantir nutrição adequada, deve auxiliar na limpeza dentária – será detalhado adiante na próxima seção.

Agora vamos ao passo a passo de como escovar dente de cachorro com as melhores dicas para você cuidar da saúde bucal do seu melhor amigo canino.

Aprenda como escovar os dentes do cachorro

  1. Introduzir a escovação dentária aos poucos: no começo, o cão demonstrará resistência para deixar escovar os dentes; é necessário acostumá-lo; portanto, introduza essa prática gradativamente; nos primeiros dias, faça uma escovação simples e rápida só em alguns dentes; nesta fase de adaptação, utilize gaze para limpar o dente de cachorro, assim o pet ficará menos incomodado.
  2. Escolher um momento tranquilo:  conforme o hábito do seu cão, escolha um momento em que ele estiver mais relaxado; à noite, no horário em que o pet estiver mais calmo, preparando-se para dormir, pode ser uma boa opção.
  3. Técnica de como escovar dente de cachorro: faça movimentos circulares leves nos dentes; depois movimentos suaves de cima para baixo; comece pelo lado externo do dente que é mais fácil, depois vá para o lado interno (o “lado da língua”); massageie, delicadamente, a gengiva; procure utilizar uma ou mais gaze para higienizar cada parte da boca (lado esquerdo, direito e gengiva).
  4. Incentivar o cão na hora de escovar o dente: é importante que você faça bastante carinho no seu mascote, elogie-o, chame-o carinhosamente pelo nome e parabenize; assim, ele vai associar a escovação dentária com algo bom.
  5. Pasta de dente para cachorro: nunca utilize pasta dental de humanos, pois possui componentes tóxicos para os cães; além de ajudar na escovação, a pasta de dente para cachorro tem sabor (inclusive de carne) que pode cativar o seu mascote, facilitando a higiene.
  6. Escova de dente para cachorro: escolha uma escova específica para cães, no tamanho ideal para o porte do pet e com cerdas macias para não machucar a gengiva; tem escova tipo dedeira que pode facilitar a escovação; só comece a usar a escova de dente para cachorro quando você sentir que o seu mascote já se acostumou com a escovação com gaze – sempre utilize a gaze para massagear e limpar as gengivas.
  7. Torne a escovação um hábito diário: o ideal é escovar os dentes do cachorro todos os dias, pois as placas bacterianas se formam em 24h.

*Vale lembrar que se o seu mascote já estiver com sinais de tártaro avançado, é importante levá-lo ao veterinário. Muitas vezes, nestes casos, só a escovação não resolve e pode inclusive causar machucados, pois gengivas e dentes ficam bem sensíveis.

Os cuidados com a saúde bucal do seu fiel escudeiro não param por aí. Além de você estar craque em como escovar os dentes do cachorro, é fundamental aliar essa prática com uma alimentação adequada e de qualidade. Confira na próxima seção a melhor ração para cachorro que ajudar a manter a saúde oral do seu mascote.

A MELHOR RAÇÃO PARA CACHORRO TAMBÉM AJUDA A MANTER A SAÚDE BUCAL DO PET

Uma alimentação completa e de qualidade tem que suprir as necessidades nutricionais do pet, mas também auxiliar na saúde oral. A Dog Chow é a melhor ração para cachorro que garante uma nutrição completa e balanceada para seu cão viver mais e melhor. Detalhe, é um alimento desenvolvido, cientificamente, para contribuir com a saúde bucal.

Os melhores ingredientes e proteínas são selecionados para fornecer tudo o que seu mascote precisa para ter uma boa qualidade de vida. Além disso, o kibble – grão – da melhor ração para cachorro foi feito para não grudar nos dentes e, com textura crocante, auxiliar, durante a mastigação, a remoção do excesso de comida acumulada na superfície dentária. Assim, você tem um grande aliado na higiene bucal do seu melhor amigo canino, ajudando na digníssima missão de como escovar os dentes do cachorro.

Confira as vantagens e benefícios da ração para cachorro Dog Chow:

  • Proteína de alta qualidade e digestibilidade
  • Fórmula exclusiva ExtraLife que ajuda a prolongar a vida do cão
  • Mix de vitaminas, minerais e antioxidantes naturais
  • Ômega 6 e 3 para uma pelagem saudável
  • Prebióticos naturais para equilíbrio da flora intestinal
  • Nutrientes adequados para cada fase da vida e porte do cão
  • Contribui com a saúde oral

Descubra a melhor nutrição para o seu fiel escudeiro para cada fase da vida:

PETISCOS FUNCIONAIS E BRINQUEDOS SÃO COMPLEMENTOS NA TAREFA DE COMO ESCOVAR OS DENTES DO CACHORRO

Vimos o passo a passo de como escovar os dentes do cachorro, uma prática essencial que deve ser diária. Além disso, a alimentação de qualidade, como a ração Dog Chow, é uma grande aliada para a manter uma boa saúde oral do cão. Mas, ainda tem mais algumas opções que servem como complementos: petiscos funcionais (palitos de mastigação e biscoitos especiais) e brinquedos (ossinhos).

Com uma equipe de mais de 400 cientistas, incluindo veterinários e nutricionistas, a Dog Chow desenvolveu produtos complementares de altíssima qualidade para auxiliar na higiene bucal do cão. Petiscos funcionais e biscoitos especiais produzidos a partir de pesquisas e tecnologia de ponta para garantir uma maior remoção de resíduos alimentares grudados no dente de cachorro, ajudando a prevenir a formação de tártaro:

FAQ

Tem como escovar dente de cachorro?

Sim, primeiro você deve introduzir o hábito de escovar os dentes do cachorro aos poucos, utilizando gaze. Assim, o seu cão vai se acostumando. Sempre faça a escovação dentária em momentos que seu pet estiver mais relaxado. Depois da primeira semana de adaptação, você pode começar a utilizar escova de dente para cachorro e pasta de dente para cachorro.

O que fazer para tirar o bafo do cachorro?

O ideal é manter a escovação dentária todos os dias; você também pode oferecer petiscos funcionais que auxiliam a diminuir o mau hálito.

Pode escovar os dentes do cachorro com pasta de dente de gente?

Não, pois a pasta dental para pessoas tem componentes tóxicos que prejudicam a saúde do cão. Sempre utilize a pasta de dente para cachorro, pois não tem risco caso o pet ingerir..

Quando posso começar a escovar os dentes do meu cachorro?

A partir da oitava semana de vida, todos os dentes de leite já nasceram e você pode escovar os dentes do seu cão. É importante que você comece a escovar os dentes do cachorro quando ele ainda é filhote, assim facilita a introdução do hábito da escovação dentária.

Quanto custa para tirar o tártaro do cachorro?

A limpeza de tártaro em cachorro varia de R$200 a R$1.000. Lembrando que o procedimento exige que o pet seja sedado e, dependendo da gravidade – extração de dente -, é necessária a anestesia geral, que nunca é bom para o coração. Por isso, é importante prevenir com a escovação dentária diária, mas alimento de qualidade e petiscos funcionais que auxiliam a manter a saúde oral do pet.

Fonte:    purina-latam.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %