Comunidade São Jerônimo realiza feira que alia agricultura familiar ao turismo rural

Comunidade São Jerônimo realiza feira que alia agricultura familiar ao turismo rural
Compartilhar

 

Durante o evento será oferecido um almoço rural, atrativo criado para fortalecer o turismo na comunidade

A comunidade São Jerônimo, localizada no distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, promove neste domingo (06.03) uma feira diferente, que alia a comercialização de produtos da agricultura familiar ao potencial turístico da região. O objetivo é atrair turistas para conhecer as belezas naturais da região.

O evento ocorre todo primeiro domingo do mês, sob a organização dos feirantes. Além da tradicional venda de produtos como mandioca, milho verde, hortaliças, pães, biscoitos, doces em compota, rapadura, entre outros, o visitante poderá desfrutar de um almoço rural, no valor de R$10,00 por pessoa. O cardápio desta semana será arroz, feijão, mandioca, salada e frango ensopado com milho verde. E o turista ainda poder ver de perto os atrativos locais.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, o intuito é fortalecer o turismo rural na comunidade.

“A realização da atividade em São Jerônimo tem como propósito divulgar os atrativos naturais que o local possui. A comunidade é a porta de entrada para três trilhas que levam ao Morro de São Jerônimo, que conta com 800 metros de altitude, um dos pontos mais altos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”, destaca Moreno.

Qualificação

Ainda com o intuito de potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar na comunidade será lançado na próxima quinta-feira (10.03) um cronograma de cursos e oficinas atendendo demandas de qualificação profissional da comunidade. A ação será promovida em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), por meio da Seadtur e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

As qualificações que visam auxiliar os agricultores familiares a desenvolverem suas produções terão início com a palestra sobre “Boas práticas no processamento de alimentos”, que envolvem as etapas de processamento, embalagem, rotulação e comercialização dos produtos, para que sejam atrativos à visitação turística, a partir das 13h, na sede da Associação da comunidade. Na ocasião estarão presentes a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Denise Maria Ávila Gutterres e Silva, e o secretário Jefferson Moreno.

Uma das atividades propostas é o acompanhamento individual das propriedades rurais para embelezamento, com a finalidade de torná-las atraentes para o Turismo Rural.

Atualmente, São Jerônimo conta com cerca de 60 famílias, das quais 20 delas têm como fonte de renda primária a agricultura familiar. E o turismo rural se mostra como uma alternativa de geração de renda.

Viviane Moura |
Estado MT

 Foto por: SEADTUR

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %