Dia Mundial Sem Tabaco: Secretária de Saúde informa os tratamentos disponibilizados pelo SUS em Cuiabá

Dia Mundial Sem Tabaco: Secretária de Saúde informa os tratamentos disponibilizados pelo SUS em Cuiabá
Compartilhar

 

O Dia Mundial Sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), celebrado nesta terça-feira (31), tem como finalidade chamar a atenção da sociedade sobre os cuidados, ações de prevenção, mortes e consequência devastadoras ocasionadas em criança, adolescentes e adultos oriundas dos uso de derivados da substância. Em Cuiabá, em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa os tratamentos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), ofertam os serviços gratuitos aos pacientes que desejam se libertar do vício, sendo elas, nos bairros: Cidade Verde, Quilombo, Tijucal, Despraiado, Santa Terezinha, Bela Vista/Carumbé, Areão e Renascer. Além disso, a Prefeitura de Cuiabá atua em parceria com os hospitais estaduais Júlio Muller e Santa Casa, que somente no primeiro quadrimestre deste ano, alcançaram mais de 240 atendimentos, respectivamente.

“Estamos com mais oito unidades que irão iniciar novos grupos nesse próximo quadrimestre. Agora, resta apenas a chegada das medicações vindas do Ministério da Saúde, que já serão solicitadas agora em junho, conforme a demanda para atender ao novo público. Os interessados em participar do tratamento para parar de fumar, devem se dirigir às unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências e solicitar o cadastro. Também há a opção de procurar um agente comunitário e falar de seu desejo . As unidades que ainda não estão com o serviço ativo, poderá referenciar para a unidade mais próxima, para que o paciente não fique desassistido”, disse a responsável técnica de Tabagismo da Pasta, Silvana Ferreira.

Mais informações podem ser obtidas pela coordenação do Programa Municipal de Cessação ao Tabagismo, pelo telefone: (65) 3617-7364.

NATHANY GOMES

Prefeitura Cuiabá


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %