Emanuel Pinheiro destaca eficácia da vacinação e conclama pais a levarem filhos aos postos de imunização

Emanuel Pinheiro destaca eficácia da vacinação e conclama pais a levarem filhos aos postos de imunização
Compartilhar

 

O gestor destacou que profissionais da saúde trabalham com respaldo de instituições como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde

Em Cuiabá, 41.797 adolescentes estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que representa 77,6% desse grupo. Desses, 26.363 garantiram a segunda dose, ou seja, 62,6%. Por outro lado, cerca de 12 mil adolescentes ainda não tomaram sequer a primeira dose, conforme dados desta quarta-feira (16).

Quanto ao último grupo incluído no Plano Nacional de Imunização (PNI): as crianças de 5 a 11 anos de idade, 9.687 das mais de 60 mil que vivem em Cuiabá receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, até esta quarta-feira (16), ou seja, 15,9% desse público.

Os números foram destacados pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante live realizada na noite de terça-feira (15), quando o gestor conclamou os pais para que vacinem seus filhos. “Gente está muito baixo ainda! É importante conclamar os pais a vacinar. A vacina é segura, é eficaz, ela salva vidas. Eu reconheço e respeito a preocupação dos pais em relação à insegurança. É a sua criancinha, filho é tudo na vida! Depois que meus filhos nasceram, é que eu fui entender o amor desmedido da minha mãe por mim. Então eu sei o que é o amor por um filho, mas pode ter certeza, você que é pai e que é mãe, imagine a tranquilidade que você vai ter quando seus filhos forem vacinados e estiverem imunizados. Confie na Ciência que vem de Deus! Foi Deus quem abençoou o homem para evoluir na Ciência. Então confie na Organização Mundial da Saúde (OMS), no Ministério da Saúde, nas autoridades sanitárias do seu Município e do seu Estado”, disse.

Pinheiro enfatizou ainda que os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município estão trabalhando dia e noite, sempre respaldados pelo Ministério da Saúde e pela OMS, no intuito de salvar vidas. “Graças a esses números extraordinários que toda nossa equipe junto com o apoio da população conseguiu – mais de 1 milhão de doses aplicadas – é que nós conseguimos conter um mal muito maior, diminuindo o número de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria. Só decreto não resolve nada! Cada um de nós temos que cuidar de nós e de quem está perto”, exortou.

Saiba como vacinar seu filho

Para vacinar a criança de 5 a 11 anos, basta fazer o cadastro no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e levar a criança a um dos postos de vacinação exclusivos para esse grupo – UNIC Beira Rio, UBS Quilombo, UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Jardim Vitória I e UBS Guia. É preciso levar documento e caderneta de vacinação e a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável maior de idade. Não é necessário aguardar agendamento.

No caso dos adolescentes, quem não tomou a primeira dose deve fazer o cadastro no site do Vacina Cuiabá e se direcionar a um dos postos de vacinação espalhados pela Capital, munido de documento com foto e acompanhado dos pais ou responsável maior de idade.

No caso de quem já tomou a primeira dose, mas precisa atualizar a caderneta de vacinação com segunda dose, dose adicional (no caso dos imunossuprimidos) ou dose de reforço, caso já esteja no prazo, basta comparecer a qualquer local de vacinação, munido do cartão de imunização e de um documento pessoal. Adolescentes imunossuprimidos que forem tomar a dose adicional e, posteriormente, a dose de reforço, devem levar laudo que comprove a condição de saúde.

CELLY SILVA

Prefeitura Cuiabá


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %