Empaer avalia uso do lodo de estação de tratamento em benefício da agricultura familiar

Empaer avalia uso do lodo de estação de tratamento em benefício da agricultura familiar
Compartilhar

 

A empresa foi procurada pela Águas Cuiabá para somar a iniciativa que tem cunho socioambiental

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, recebeu nesta quinta-feira (17.04), a equipe da empresa Águas Cuiabá que apresentou um projeto-piloto para usar o lodo tratado, proveniente de estações de tratamento de esgoto, como insumo agrícola complementar aos fertilizantes convencionais. A ideia é reduzir os custos com adubos e aumentar a produtividade dos cultivos típicos da agricultura familiar. Além disso, a iniciativa busca dar uma destinação nobre ao resíduo, que são jogados nos aterros sanitários, o que pode ser um desperdício frente aos custos elevados dos adubos.

“É uma primeira conversa e fiquei empolgado com a iniciativa, que vem ao encontro com o trabalho de assistência técnica e extensão da Empaer-MT. Agendaremos reuniões com as instituições envolvidas para redação do termo de cooperação”, destaca Renaldo Loffi.

Com mais de 20 anos de experiência no assunto e com casos de sucessos no estado do Paraná, o diretor da Consultoria Engenharia Ambiental (CEA), Cleverson Andreoli, explica que os lodos das estações de tratamento de esgoto são gerados a partir da degradação do esgoto bruto por microrganismos e que na sequência pode ser tratado por diferentes meios, podendo gerar um produto apto e seguro para uso agrícola. “Esse lodo tratado, especialmente o classificado como tipo A é rico em nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio, micronutrientes, além de ser seguro para incorporação no solo e para o cultivo de diversas plantas”.

“Viemos apresentar a proposta a Empaer-MT e esperamos gerar impactos positivos com essa parceria, que já é desenvolvida em várias cidades do Paraná e no Rio Grande do Sul. Esperamos logo ver Mato Grosso inserido nesse projeto socioambiental tão importante”.

Durante a reunião foi definido um novo encontro com a equipe da Assistência Técnica da Empaer e outras entidades envolvidas no processo, entre elas a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), prefeituras municipais e a Águas Cuiabá, visando definir as atividades complementares de cada instituição.

Também estiveram presentes, o coordenador de Tratamento de Esgoto, Alan Guedes e a Analista Ambiental, Bruna Pain, ambos da Águas Cuiabá, além da diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural, Denise Ávila Guterres e o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural, Fabricio Tomaz Ramos.

Maricelle Lima Vieira
Empaer-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %