Empaer fomenta turismo rural na construção de agenda da Caminhada da Natureza

Empaer fomenta turismo rural na construção de agenda da Caminhada da Natureza
Compartilhar

 

O presidente da Empaer se comprometeu em auxiliar no que for possível junto à equipe técnica especializada em turismo rural

A realização da 6ª Caminhada da Natureza de Tangará da Serra foi o assunto da reunião entre o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, nesta quinta-feira (17.02). Programada para ocorrer dia 20 de março em uma comunidade rural da cidade, ainda a ser definida, o evento tem o objetivo de fomentar o turismo rural e gerar renda, através de contato com as atividades no campo, proporcionando benefícios sociais e ambientais à região.

Na conversa, o presidente destacou o trabalho da Empaer em fomentar o turismo rural por meio das assistências técnicas especializadas no segmento. Citou os trabalhos em andamento na Comunidade Morrinhos em Santo Antônio do Leverger, a parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal na realização do Encontro Regional do Turismo, as análises das potencialidades turísticas da região do Chapadão do Parecis, dentre outros.

“Estamos à disposição em auxiliar no que for possível. Essa é a primeira reunião de muitas que irá consolidar uma atividade que vem para somar junto aos agricultores e moradores das comunidades rurais de Tangará da Serra. Trabalhos semelhantes já vêm sendo desenvolvido e dando certo”.

Na prática, o técnico da Empaer Geraldo Lucio Donizeti, especialista em Turismo Rural, irá realizar nos dias 22, 23 e 24 deste mês, uma análise das potencialidades dos possíveis locais e definir em conjunto com os envolvidos o cronograma das atividades com percurso e a realização de uma feira de produtos da agricultura familiar e artesanato.

“Durante três dias vamos conhecer os locais, manter contato com a comunidade e gestores. Proporcionar o turismo rural por meio da caminhada da natureza e estimular o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção que possa agregar valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

O secretário Welington Rondon disse estar otimista. “Isso nos mostra a importância de valorizar as culturas e tradições regionais, pois as pessoas estão sempre buscando alternativas diferentes. E o turismo rural tem ganhado destaque por trazer, exatamente, essa proposta”.

Segundo o gestor, a ideia é iniciar um trabalho que possa ser seguido por outras comunidades rurais da cidade. “Vamos dar o pontapé, mas o objetivo é proporcionar um circuito integrado que possa agregar mais uma fonte e renda para os agricultores da cidade”.

A proposta pretende melhorar os rendimentos dos agricultores e valorizar o seu modo de vida tradicional, a ruralidade e o contato harmonioso com o ambiente natural.

Também participou da reunião, o turismólogo da secretária de Cultura e Turismo, Wilson Pereira.

Maricelle Lima Vieira
Empaer MT

 Foto por: Empaer

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %