Equipe do Estado sobrevoa a Resex Guariba-Roosevelt para coibir desmate ilegal

Equipe do Estado sobrevoa a Resex Guariba-Roosevelt para coibir desmate ilegal
Compartilhar

Ações de fiscalização foram intensificadas a região noroeste de Mato Grosso desde o dia 1º de junho
Operação CEDIF sobrevoa Unidades de Conservação do noroeste de Mato Grosso – Foto por: Sema-MT

O Estado continua com a operação Cedif, de combate aos crimes ambientais, no noroeste de Mato Grosso. Nos dias 2 e 3 de junho, uma equipe sobrevoou de helicóptero a Estação Ecológica do Rio Roosevelt e a Resex Guariba-Roosevelt, com o objetivo de flagrar crimes ambientais e coibir o desmate ilegal. Juntas, as duas Unidades de Conservação somam cerca de 234 mil hectares do Bioma Amazônia.

A ação foi conjunta entre a Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Conforme o tenente-coronel Querubino Soares, apesar de já ter começado o período mais seco, que favorece o desmate, não houve flagrante de crime ambiental durante o sobrevoo. Isso significa que a presença do Estado na região, desde o dia 1º de junho, está sendo efetiva para coibir o desmate ilegal, a extração e transporte de produtos florestais, avalia.

A Estação Ecológica do Rio Roosevelt é uma área de proteção integral, localizada em Colniza (1.036 km de Cuiabá), o município com maior índice de desmate ilegal de Mato Grosso. Já a Resex Guariba-Roosevelt, abrange Colniza e Aripuanã, e é a última reserva de uso sustentável de Mato Grosso, para retirada de castanha e seringa.

Operação Cedif

A Operação continua na região durante todo o mês de junho. Em Mato Grosso, foram colocadas em campo mais de 31 equipes, com 100 efetivos, para combater crimes ambientais em todo o Estado.

A Operação Cedif tem este nome por integrar todos os órgãos estaduais e federais, além de instituições parceiras, que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Aos Incêndios Florestais (Cedif).

Lorena Bruschi
Sema-MT
Estado MT
Foto: Sema-MT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %