Escolas da rede pública municipal de Cuiabá recebem Projeto Teatral “Planeta Água em Cena 4”

Escolas da rede pública municipal de Cuiabá recebem Projeto Teatral “Planeta Água em Cena 4”
Compartilhar

 

As apresentações vão acontecer durante a Semana da Água para 571 estudantes do 1º ao 6º Ano

Três escolas da rede pública municipal de Educação foram contempladas com o Projeto Planeta Água em Cena 4. Realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá-Secretaria Municipal de Educação e a empresa Iguá Saneamento, a peça teatral será exibida nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco do Praeirinho, localizada no bairro Praeirinho; Prof. Rafael Rueda, no bairro Jardim Umuarama e Osmar José do Carmo Cabral, no bairro Osmar Cabral, para 571 estudantes do 1º ao 6º Ano, entre os dias 21 a 23 de março.  O projeto visa incentivar o público infantil a preservar o meio ambiente utilizando a linguagem teatral e a literatura.

Sobre a peça

A peça de teatro foi reformulada e agora conta com novos elementos. Começa apresentando Pinguinho, um animado e curioso pinguim que se depara um dia com a falta de água em sua casa. Preocupado, Pinguim procura saber mais sobre a preservação do planeta e conta com as histórias e conhecimento de seu avô, Vovô Pingão, e muitos outros amigos para aprender sobre a importância da água para a sobrevivência de todos. A peça, cativante e interativa, convida os participantes a elaborarem soluções para a preservação de nosso bem mais precioso, a água.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, o Projeto possui um cunho pedagógico enriquecedor para o Currículo Escolar. “As expressões artísticas implementadas com temas transversais e contemporâneos, vão ao encontro da política educacional do Munícipio, a Escola Cuiabana, que orienta as unidades a desenvolverem o trabalho interdisciplinar e em parceria com outros atores, fomentando a compreensão e reflexão dos alunos, nesse projeto específico, sobre o uso consciente da água e a preservação no meio ambiente”, explicou a coordenadora de Programas e Projetos, Marcela Rezende.

A peça teatral será exibida nas escolas durante a semana da água. A   assessora pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos, Andreia Mesquita Foratto explicou que as escolas contempladas estão situadas em regiões periféricas, onde a maioria dos alunos não têm acesso a espetáculos teatrais, pré-requisito estabelecido pelo projeto. “As apresentações estão agendadas para a semana da água e, uma vez que as aulas já voltaram no formato 100% presencial, a comunidade escolar está cumprindo com todos os protocolos de biossegurança, conforme as determinações das autoridades de Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, salientou a assessora pedagógica, Andreia Foratto.

Dia da Água

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso para garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do mundo.

Serviço:

Projeto Planeta Água em Cena 4

Data: 21 a 23 de março

Local:

EMEB Dom Bosco do Praeirinho, bairro Praeirinho

EMEB Prof. Rafael Rueda, bairro Jardim Umuarama

EMEB Osmar José do Carmo Cabral, bairro Osmar Cabral

MARIA BARBANT

Foto: Divulgação

Prefeitura Cuiabá

            


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %