Estudo avança no tratamento e prevenção de ataques cardíacos em pacientes diabéticos

Estudo avança no tratamento e prevenção de ataques cardíacos em pacientes diabéticos
Compartilhar

 

Um novo estudo realizado por pesquisadores do Baker Heart and Diabetes Institute junto com a Monash University pode avançar o tratamento e conseguir prevenir casos mais graves como ataque cardíaco ou morte em pacientes diabéticos. Isso porque pela primeira vez, cientistas mostraram um potencial inibidor para estabilizar a placa vulnerável em pacientes com diabetes.

O estudo pré-clínico foi liderado pelo Dr. Yung-Chih Chen do Baker Institute e também pelo Professor Karlheinz Peter e pela Professora Karin Jandeleit-Dahm da Monash University fornece mais motivos para o uso de dapagliflozin, que é um medicamento para baixar a glicose

O documento apresenta uma prova de conceito para testar a capacidade de estabilização de placa deste medicamento e de outros medicamentos para diabéticos. O cardiologista especializado, professor Peter afirmou que os efeitos na estabilidade da placa demonstrados no estudo poderiam explicar, pelo menos em parte, a redução de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos.

Por mais que os inibidores tenham surgido como uma nova classe terapêutica para reduzir a glicose no sangue, diversos ensaios clínicos revelaram a eficácia do efeito de redução da glicose em associação com melhores desfechos cardiovasculares

“Com certos medicamentos antidiabéticos cada vez mais adicionados ao repertório padrão dos cardiologistas, este último estudo fornece mais suporte para o potencial dos inibidores de SGLT2 para desempenhar um papel fundamental na prevenção da instabilidade da placa e eventos cardiovasculares”, explicou o professor Peter.

Neste momento, ainda é necessário mais ensaios clínicos para testar a eficácia deste medicamento para se comprovar a estabilidade da placa. Segundo os professores Jandeleit-Dahm e Peter, os resultados são muito promissores e ainda dão peso aos benefícios cardiovasculares que vão além do controle da glicose.

Fonte:      olhardigital.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %