Ex-líder estudantil Gabriel Boric catalisa esquerda e se torna o mais jovem presidente da história do Chile

Ex-líder estudantil Gabriel Boric catalisa esquerda e se torna o mais jovem presidente da história do Chile
Compartilhar

 

 

As ruas de Santiago explodiram em festa neste domingo, quando o triunfo do jovem esquerdista Gabriel Boric foi confirmado nas urnas no Chile: depois de contados 92% dos votos, obteve 55,18% dos votos, mais de 11 pontos sobre o líder da extrema direita, José Antonio Kast. Boric, de 35 anos, se tornará o presidente mais jovem da história do Chile quando assumir o poder em 11 de março, substituindo o conservador Sebastián Piñera.,

Os jovens chilenos gritavam agitando a bandeira nacional nas ruas da capital, Santiago, após as primeiras contagens irreversíveis feitas pelo Serviço Eleitoral (SERVEL), celebrando uma vitória que o adversário, José Antônio Kast, reconheceu muito rapidamente.

“Acabei de falar com @gabrielboric e o felicitei por seu grande triunfo. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile sempre está em primeiro lugar”, escreveu Kast, de 55 anos advogado, em sua conta no twitter.

Nascido na cidade de Punta Arenas, a cerca de 3.000 quilômetros ao sul de Santago, Boric se impôs com um programa de esquerda que promete avançar rumo a um Estado de bem-estar social sobre a proposta ultraconservadora de Kast, que pedia “ordem e continuidade neoliberal”,

Vice e ex-líder estudantil, ele tinha exatamente a idade mínima para se candidatar à presidência no Chile. Ele se candidatou à presidência pela coligação Apruebo Dignidad, que reúne a Frente Ampla – da qual faz parte – e o Partido Comunista. Nesse segundo turno, ele despertou o apoio de todos os partidos de centro-esquerda.

Sem intenção de liderar uma candidatura presidencial até o ano passado por ser considerado “inexperiente”, em maio, ele se impôs sobre Daniel Jadue, candidato do Partido Comunista e prefeito do bairro da Recoleta, ao norte de Santiago, e surpreendentemente prevaleceu nas primárias de esquerda.

“Somos uma nova geração que entra na política com as mãos limpas, um coração caloroso, mas uma cabeça fria”, disse Boric após votar neste domingo (19) em Punta Arenas, sua cidade natal.

A proposta de Gabriel Boric para o Chile sempre foi praticamente oposta à de Kast: o candidato da extrema direita era contrário ao aborto e ao casamento gay, e buscava manter os pilares do sistema neoliberal imposto pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Boric quer garantir uma série de direitos sociais que vai financiar com uma reforma tributária que visa arrecadar mais 5% do PIB durante seu governo.

Fonte:       msn.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %