Excesso de chuvas em MT limita avanço da colheita de soja do Brasil, diz consultoria

Excesso de chuvas em MT limita avanço da colheita de soja do Brasil, diz consultoria
Compartilhar

 

A colheita de soja no Brasil em 2021/22 atingiu 0,20% da área total do país até esta sexta-feira, com chuvas excessivas no principal Estado produtor, o Mato Grosso, limitando um avanço maior nos trabalhos iniciais, avaliou a consultoria Pátria AgroNegócios.

O índice ficou abaixo da média histórica para o período, de 0,37% das áreas, ainda que esteja à frente do visto na mesma época do ano passado, quando não havia colheita, pois a safra estava atrasada após um plantio mais lento.

O excesso de chuvas em Mato Grosso, praticamente o único Estado que já iniciou a colheita, está impedindo produtores de entrar com as máquinas nos campos.

“Muito difícil este início de colheita… A capacidade operacional está enorme para este ciclo 2021/22 –e vimos toda essa capacidade sendo aplicada no plantio mais rápido da história do Brasil. Entretanto, a colheita está inviável, por enquanto!”, afirmou o diretor da consultoria, Matheus Pereira, à Reuters.

Mato Grosso tinha até esta sexta-feira 0,60% da área colhida, ante 0,75% da média histórica para o período. Em 2021, o Estado ainda não havia iniciado os trabalhos, mas em 2020 havia retirado soja de 1,79% da área, segundo o levantamento.

“O excesso de chuva vai se tornar um grande complicador até o dia 12 de janeiro”, disse o diretor, lembrando que, até lá, os mapas climáticos continuam trazendo um padrão bem úmido para grande parte de Mato Grosso.

“Ou seja, para a atualização da próxima semana, ainda é esperado um ritmo lento de colheita no Brasil”, disse ele.

Segundo Pereira, somente a partir da próxima quinta-feira o país terá um padrão “mais agradável para a colheita, com dias de céu limpo”.

Além de Mato Grosso, a consultoria registra 0,10% de soja colhida no Paraná, versus 0,67% da média histórica para a época, e 0,20% em Goiás, ante média histórica de 0,40%.

(Por Roberto Samora)

 Reuters
Agencia Brasil

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %