Inflação deu uma trégua, mas movimento de deflação não deve se manter por muito tempo

Inflação deu uma trégua, mas movimento de deflação não deve se manter por muito tempo
Compartilhar

Ampliação do Auxílio Brasil e vale-gás vão pressionar inflação nos próximos meses. 

Nesta terça-feira (9), o mercado pode comemorar: a inflação de julho caiu 0,68%. Trata-se da menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 1980, e a maior deflação desde o Plano Real.

De fevereiro de 1994 para cá, foram registradas deflações em apenas 14 momentos. O último deles foi em maio de 2020, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda de 0,38%.

O resultado também foi melhor que o projetado pelo mercado, que apontava para uma deflação média de 0,66%.

Eduardo Vilarim, economista do Banco Original, aponta que esse resultado já era esperado, principalmente puxado pelo grupo de transportes e habitação.

“Em Transportes, a gasolina contribuiu com uma desinflação de 1,04 ponto percentual sobre o índice, recuando 15.48% e influenciando a queda do etanol (-11,38%). O resultado é reflexo da redução dos combustíveis anunciada pela Petrobras em 20 de julho, além da redução das alíquotas de ICMS sobre esses produtos. A proposta também influenciou energia elétrica (-5,78%) dentro do grupo de habitação”, afirma.

No entanto, não dá para achar que as próximas medidas do IPCA serão todas negativas. Muito pelo contrário: esse é um movimento temporário e de se estender, no máximo, até a inflação de agosto.

Para João Savignon, economista da Kínitro Capital, o IPCA de julho pode ser considerado neutro. O índice cheio veio, praticamente, em linha com o esperado; mas, as aberturas continuaram exibindo números ruins.

“A dinâmica inflacionária de curto prazo segue inalterada, com o índice ainda impactado pelas medidas de cortes de tributos e menores preços da gasolina. Nesse sentido, em agosto, devemos observar nova queda de preços administrados e arrefecimento de bens industriais, ao mesmo tempo em que as pressões de serviços se mantêm relevantes e disseminadas”, completa. A projeção é que agosto tenha uma deflação de 0,25%.

Vale destacar que choques pontuais da cadeia produtiva continuam incorrendo sobre o consumidor. No grupo de alimentação, por exemplo, a variação de 25,48% do leite longa vida e demais produtos laticínios é fruto da alta dos custos de produção.

Fabio Louzada, economista e fundador da Eu me banco, ainda lembra que o governo vem jogando contra a inflação. Por mais que medidas como do ICMS tenham ajudado, a ampliação de benefícios sociais vão pressionar os preços nos próximos meses.

“Temos a PEC que cria um pacote social aumentando o valor do Auxílio Brasil e do Vale-Gás, além de voucher para caminhoneiros, e que vai até dezembro. Sentiremos os efeitos dessas medidas na inflação no começo de 2023. O próprio Boletim Focus mostra o IPCA de 2023 avançando, agora de 5,33% para 5,36%, a 18ª alta seguida.”

Fonte:       moneytimes.com.br

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %