Lula lidera em MG e ‘puxa’ Kalil para a ponta com apoio, diz pesquisa Genial/Quaest

Lula lidera em MG e ‘puxa’ Kalil para a ponta com apoio, diz pesquisa Genial/Quaest
Compartilhar

Pesquisa traz Zema na frente com 41% e Kalil com 30%; parceria com Lula muda o cenário

Com o apoio de Lula, Kalil ultrapassa Zema e lidera corrida eleitoral em MG 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) lidera a corrida pela reeleição em seu estado com 41% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (13), o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), aparece em segundo com 30%, seguido de longe pelo senador Carlos Viana (PL), com 9%. Desse modo, Zema venceria no primeiro turno, dentro da margem de erro. Isso porque a proporção de brancos e nulos está em 11% e a soma dos adversários não alcança a do governador. Mas declarações de apoio de presidenciáveis, como de Lula a Kalil, podem alterar o quadro.

Quando a pesquisa Genial/Quaest pergunta sobre a influência dos apoios dos presidenciáveis aos candidatos o estado, a cena muda drasticamente. Por exemplo, apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Kalil salta de 30% para 43% e passa ele a liderar em condições de vencer no primeiro turno. Isso porque esse percentual ultrapassa a soma das preferências alcançadas por Zema (apoiado por Felipe d’Ávila), que cai para 22%, e por Viana (apoiado por Jair Bolsonaro, do PL), que vai para 16%.

Foram entrevistadas 1.480 pessoas face a face entre os dias 7 e 10. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu também os mineiros sobre a intenção a intenção de voto para presidente da República. Lula lidera entre o eleitorado de Minas Gerais com 44% das intenções de voto. Bolsonaro está em segundo, com 28% e a chamada “terceira via”, como nas pesquisas nacionais, é inexpressiva também no estado.

Maiores colégios

A situação explica o esforço da pré-campanha do ex-presidente, de apresentar em Minas a chapa com Alckmin, oficializada no último sábado. Lula tem tido conversas com o ex-prefeito Alexandre Kalil para construção de um palanque no estado. Kalil quer formalizar apoio a Lula, mas esbarra em obstáculos de seu partido, o PSD de Gilberto Kassab, para oficializar a aliança em Minas.

Os levantamentos da Genial/Quaest divulgados esta semana mostram liderança estável de Lula nos dois maiores colégios eleitorais do país, Minas e São Paulo. Na disputa paulista, Lula tem 39% e Bolsonaro 28%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-06132/2022 e MG-00132/2022.

Fonte:        brasildefato.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %