Má saúde bucal de crianças pode ser reflexo de problemas familiares

Má saúde bucal de crianças pode ser reflexo de problemas familiares
Compartilhar

 

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, a má saúde bucal de crianças e adolescentes pode ser causada por problemas familiares. O estudo descreveu a vida cotidiana de pacientes entre 8 a 19 anos encaminhados por problemas de gestão de comportamento dental, em comparação com pacientes com cuidados dentários comuns. “Os pacientes referenciados com problemas geralmente têm baixa condição socioeconômica, os pais não vivem juntos, fazem menos atividades de lazer e têm mais dificuldade para realizar interações sociais em comparação com o grupo de referência”, explica o trabalho.De acordo com Dóris Rocha Ruiz (CROSP 38458), diretora de Orientação aos Pais da Associação Brasileira de Odontopediatria, os cuidadores são os principais responsáveis pelas decisões da rotina e da educação das crianças, o que inclui higiene e alimentação. “Hábitos saudáveis, que incluem brincadeiras adequadas e uma boa rotina do sono, devem ser aprendidos desde cedo. Em relação à saúde bucal, os pais devem dar o exemplo, escovando adequadamente seus próprios dentes e visitando o dentista. Assim, estarão motivando as crianças ao autocuidado de forma saudável, consciente e simples”, afirma a profissional.

Para Sônia Pineda Vicente (CROSP 24368), presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, é necessário ter paciência para ensinar e ser persistente, pois a criança aprende por repetição. “Ensinar brincando é o melhor método”, aconselha. “Nos casos em que a família está em situação de vulnerabilidade social, quanto maior a dificuldade ao acesso aos produtos de higiene oral, aos bons alimentos e aos profissionais da saúde, maior será o risco de desenvolverem doenças”, frisa Sônia.

Segundo Ruiz, é preciso que o odontopediatra acolha a criança e sua família de maneira tranquila e especializada, além de instruir e motivar aos bons hábitos de forma lúdica, com uma  linguagem simples. Também é importante indicar produtos de higiene oral acessíveis, de acordo com as condições de cada grupo. Para Sônia, a questão financeira influencia na medida em que a família não tem acesso a tratamentos médicos e odontológicos, mas também à informação. Segundo a dentista, para resolver estes problemas é preciso um trabalho contínuo na busca do aprendizado da população e na capacitação dos profissionais, e também, nos serviços públicos para que a população tenha melhor assistência à saúde.

Dicas para a família

Educar estimulando a realização diária da escovação dos dentes, como forma de cuidar da saúde.Estimular uma alimentação equilibrada, com alimentos saudáveis e uma rotina de horários para as refeições e lanches.

Incentivar o consumo de água nos intervalos entre refeições e lanches.

Incentivar a visita ao odontopediatra, explicando de maneira lúdica que o profissional colabora para a saúde da criança.

Aproveitar para conscientizar sobre o cuidado com o planeta durante a escovação dos dentes, ao não desperdiçar água, fio dental e pasta de dente.

MSN

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %