MCTI participa de lançamento de produtos de tecnologia assistiva em Uberlândia (MG)

MCTI participa de lançamento de produtos de tecnologia assistiva em Uberlândia (MG)
Compartilhar

Produtos serão usados no esporte paralímpico e no dia a dia de pessoas com mobilidade reduzida

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.BR), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promoveu na segunda-feira (28), na cidade mineira, o evento “Lance PcD 2022”. O objetivo foi lançar 18 produtos e serviços de tecnologia assistiva voltados a paratletas e que também auxiliarão a vida diária das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Desde 2019, o CINTESP.Br recebe apoio financeiro do MCTI para o desenvolvimento de protótipos dessas tecnologias. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi representado no evento pelo diretor de Tecnologias Aplicadas, Eduardo Soriano, e o coordenador-geral de Tecnologias Habilitadoras, Felipe Bellucci, ambos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI).

As tecnologias apresentadas no Lance PcD 2022 incluem equipamentos que irão fazer parte da 1ª Academia Experimental para Cadeirantes; modelos inovadores de cadeiras de rodas para o alto rendimento, projetadas por metodologias inéditas de prescrição; além de equipamentos e acessórios especializados para esportes paralímpicos, nas modalidades do arremesso paralímpico, atletismo, bocha paralímpica e natação.

Foi destacado também no lançamento a implantação do Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras – CNT-MCTI, prevista para o segundo semestre de 2022. Os representantes do MCTI visitaram o terreno que abrigará o CNT-MCTI e se reuniram com dirigentes da UFU e pesquisadores para acompanhar os projetos apoiados pelo ministério.

O CNT/MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, o Cintesp.BR/UFU, o grupo Algar/Instituto Brain e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

link da noticia: clique aqui


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %