MCTI, Senai e CNI discutem agenda conjunta para ampliar inovação na indústria brasileira

MCTI, Senai e CNI discutem agenda conjunta para ampliar inovação na indústria brasileira
Compartilhar

Em audiência com o ministro Paulo Alvim, representantes das instituições apresentaram propostas de parceria para avançar na inovação e transformação digital da indústria brasileira

O estímulo à inovação na indústria brasileira foi tema de uma reunião entre representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada nesta quinta-feira (7). Durante audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, foi apresentada uma proposta de agenda conjunta entre Senai e MCTI para projetos de curto e médio prazos voltados à inovação e transformação digital da indústria.

“A conversa com o Senai e a CNI foi no sentido de construir uma agenda conjunta. A gente já tem muitos trabalhos com o setor empresarial e industrial. O objetivo é ampliar o conjunto de parcerias e, com isso, avançar na inovação e garantir que o ministério cumpra a missão de gerar nota fiscal”, afirmou o ministro Paulo Alvim.

O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, explicou que a reunião discutiu instrumentos de apoio à agenda de inovação da indústria brasileira por meio de políticas públicas.  “Essa agenda é muito pragmática, com objetivos muito claros, que vão dar resultados importantes na capacidade de inovação da indústria, gerando maior produtividade, ganhos estratégicos que vão gerar riqueza e desenvolvimento”, reforçou Lucchesi.

Propostas

A proposta de agenda conjunta conta com projetos de curto e médio prazos, focados em pequenas e médias empresas. O objetivo é qualificar as empresas para que consigam aprender realizar a própria transformação digital e ganhar em produtividade.

Durante a audiência, o superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai, Jefferson Gomes, apresentou a proposta de agenda conjunta com quatro ações voltadas à inovação na indústria. Ele destacou que, apesar da digitalização, atualmente a maioria das empresas não sabe como utilizar. Como primeira ação de curto prazo, a proposta prevê facilitar o acesso à autonomia de conhecimento, com a disponibilização gratuita de uma ferramenta para as empresas realizarem treinamento e gestão de projetos.

A segunda ação prevê a abertura da chamada nacional com investimentos previstos de R$ 150 milhões, com foco em alianças e produtividade, que deve beneficiar 6.600 empresas. Uma outra ação prevê aumentar essa escala a médio e longo prazos, com a criação de um cardápio completo de soluções (de gestão, financeiras e tecnológicas) para as empresas de forma acessível e simples. A quarta ação propõe a chamada Aliança Industrial para Projetos Última Milha, com investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

A proposta de agenda conjunta entre MCTI, Senai e CNI também inclui parceria em diversos projetos que abrangem áreas de atuação do ministério, como biodiversidade, transição energética, economia circular, captura e estoque de carbono e exploração espacial.

A audiência contou com a participação do secretário-executivo do MCTI, Sergio Freitas, do secretário de Empreendedorismo e Inovação, José Gontijo, e do secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, Marcelo Meirelles. Também estiveram presentes a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, e o diretor de Operações do Senai, Gustavo Leal.

 

fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

link da noticia: clique aqui


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %