MCTI tem reunião para desenvolver projetos no Vale do São Francisco

MCTI tem reunião para desenvolver projetos no Vale do São Francisco
Compartilhar

Encontro para aproximação com universidade da região tem o objetivo de aprimorar as atividades conjuntas no semiárido brasileiro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou nesta quinta-feira (7) de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes Neves. O objetivo do encontro é aproximar as atividades da universidade às do governo federal, por meio do MCTI no desenvolvimento de tecnologias e soluções para o semiárido.

“A Univasf atua em todo o semiárido nordestino, enquanto outras universidades atuam principalmente no entorno das capitais, então por que não ter um olhar diferenciado para a Univasf?”, questiona o reitor. “São poucas universidades que atuam no interior e nós já estamos lá e temos muito a fazer para desenvolver a região, que é muito grande”.

O reitor apresentou algumas iniciativas da Univasf e sugeriu que o ministério também possa propor demandas para a universidade. O ministro Paulo Alvim sugeriu maior aproximação da instituição às unidades vinculadas do MCTI com atuação na região Nordeste, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e o Centro Tecnológico do Nordeste (CETENE/MCTI).

“Essas duas unidades desenvolvem projetos e atividades que podem ser feitos em cooperação com a universidade”, ressaltou o ministro. “Minha sugestão é que vocês façam uma visita a essas unidades e preparem um acordo de cooperação, que vai facilitar muito a interação com o ministério”. Da mesma maneira, o ministro propôs uma visita técnica do MCTI para conhecer melhor a estrutura e as atividades da Univasf.

Como tema de interesse da universidade, também foram destacados os editais lançados pela FINEP/MCTI, na área de ambientes de inovação, para fab labs e centros de inovação, além da chamada para ambientes controlados e salas limpas.

 

fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

link da noticia: clique aqui


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %