MES DE MARÇO: DATAS COMEMORATIVAS

MES DE MARÇO: DATAS COMEMORATIVAS
Compartilhar

 

 

Juacy da Silva

Estamos iniciando o mês de março, que, além de ser considerado o mês internacional da Mulher, que no dia 08 é o seu ápice, quando o mundo inteiro homenageia mulheres que ao longo da história recente tem se destacado pela luta em defesa dos direitos e da dignidade dessa parcela, majoritária, diga-se de passagem, maioria e não minoria como até bem pouco muita gente pensava.

Defender as mulheres, significa não apenas lutar contra todas as formas de violência, o estupro, o feminicídio, mas também lutar por uma sociedade justa com oportunidades iguais, para todas as pessoas independente do sexo ou gênero das mesmas.

Ao longo das últimas 5 décadas o mundo todo, alguns países de forma mais ampla e outros ainda de forma muito limitada, apresentaram progresso no que diz respeito aos direitos das mulheres, incluindo o direito de decidir sobre o próprio corpo, a participação no mercado de trabalho, na política, no mundo empresarial, a luta por salários iguais para funções iguais, direito a saúde, educação, justiça, segurança e um meio ambiente saudável e sustentável.

Todavia, o mês de março não é apenas dedicado `a luta em prol da igualdade em direitos e dignidade para as mulheres, mas também diversos outras pautas ou temas que fazem parte de uma sociedade verdadeiramente democrática, livre e igualitária.

Assim, neste mês de março, vamos destacar algumas dessas datas importantes que devemos ir mais a fundo na forma de uma reflexão crítica e criadora, utilizando cada dia do mês para colocar na agenda das discussões públicas essas realidades.

Dia 01 de Março é dedicado como o Dia mundial dos catadores, que de forma anônima tem contribuído na reciclagem e para a sustentabilidade Ambiental. É, também o Dia da Discriminação Zero, relembrando que discriminação é crime e uma forma distorcida e irracional de relacionamento humano, que ofende os direitos e a dignidade da pessoa humana. E, também, o Dia Internacional da Proteção civil, principalmente durante os conflitos, as guerras, o arbítrio do Estado e dos donos do poder, ou seja, a luta contra o abuso de autoridade.

Dia 02 de Março, neste ano de 2022, é quarta feira de cinzas e no Brasil o início de mais uma Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é Fraternidade e Educação ,tendo como Lema: Fala com sabedoria e ensina com amor. Educação, tão propalada, principalmente em discursos vazios de nossos governantes, no Brasil ainda está muito longe de atingir o patamar que possa contribuir para o pleno desenvolvimento social, cultural, econômico, científico e tecnológico, graças `a baixa qualidade de nossos sistemas educacionais. É também o Dia Nacional do turismo, atividade que muito contribui para a geração de emprego e renda, mas que sofreu uma desaceleração muito grande durante este período da pandemia, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

Dia 03 de Março, nos remete da Defesa da Vida Selvagem, que está diretamente ligada `a defesa da biodiversidade e a vida no planeta, contra os depredadores dos biomas e dos recursos naturais, os criminosos ambientais que contribuem de forma irracional para a destruição do planeta.

Dia 04 de Março é considerado o Dia Mundial da Oração, quando, pessoas de diferentes credos, religiões e filosofias existenciais param por alguns minutos para invocarem a proteção divina para que o mundo seja um lugar de paz, de segurança, de fraternidade, enfim, onde a sociedade do amor e do bem viver possa substituir os modelos que ai estão e que deturpam o verdadeiro sentido da vida, das relações humanas e das relações dos seres humanos com a natureza.

O dia 07 de Março, no Brasil, é dedicado aos Fuzileiros Navais, importante segmento das forças armadas brasileiras, cuja origem remonta `a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.

O Dia 08 de Março, é delas, é dedicado `a Mulher, conhecido e destacado como DIA INTERNACIONAL DA MULHER, e em cada ano volta sua atenção a um tema especial. De acordo com decisão da ONU Mulher, no ultimo dia 17 de fevereiro, neste ano o tema a servir de base para nossas reflexões é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. Voltaremos a este assunto oportunamente.

O Dia 11 de Março é dedicado ao resgate e combate a uma realidade que tem feito milhares de vítimas ao redor do mundo todos os anos. É o Dia Internacional das vítimas do terrorismo.

Dia 13 de Março, novamente é dedicado a reflexões sobre o meio ambiente, a ecologia e por isso é o Dia do Conservacionismo e de forma indireta o dia de combate contra a degradação Ambiental em todas as dimensões.

Para amenizar um pouco a pauta de problemas cruciais em todas as sociedades, o dia 14 de Março é considerado o Dia da Poesia, um gênero literário, por vezes, pouco valorizado nos diversos países, inclusive no Brasil.

Outro dia muito significativo no mês de Marco é o Dia Mundial (da defesa) do Consumidor, comemorado no dia 15 e que também tem uma semana inteira devotada a esta causa importante, a Semana do Consumidor, a ser comemorada no Brasil entre os dias 14 e 19 de Março, visando o despertar e a defesa dos direitos dos consumidores, elo mais fraco das relações de consumo.

O Dia 16 de março é dedicado a um dos temas mais importantes, significativos e candente da atualidade, é o Dia Nacional de Conscientização sobre as MUDANÇAS CLIMÁTICAS, talvez ou com certeza o maior desafio da humanidade neste momento, cujas consequências, piores do que todas as guerras e pandemias, podem contribuir para a destruição do planeta, o sofrimento e morte de milhões de pessoas todos os anos.

Dia 21 de Março é considerado o Dia Internacional contra a discriminação racial, que ainda está muito presente em nosso país, cuja herança escravocrata contribuiu e continua contribuindo para o fosso social representado pela desigualdade social, a fome, a miséria, a violência e tantas outras mazelas que excluem mais da metade da população brasileira que é identificada como afro-descendente. Este é também um dia especial da luta de reconhecimento dos direitos das pessoas com Síndrome de Down.

Dia 22 de Março é o Dia Mundial da(s) Água(s), que remete nossas reflexões sobre a importância da defesa e recuperação de nossos mananciais, córregos, rios, ribeirões, lagoas, lagos e o mar/oceanos, pois o acesso a água e a esses manciais não deve ser tratado como mero objeto de intesse econômico, mas sim, como um direito humana básico, afinal, Água é Vida, e como tal ninguém dela deve ser privado e ninguém tem o direito ao seu uso em detrimento da saúde e a vida das populações.

Grandes interesses econômicos, a busca pelo lucro fácil e imediato, o uso abusivo de agrotóxicos, rejeitos industriais e urbanos, a falta de saneamento básico estão degradando impiedosamente os mananciais e fontes de água no Brasil. É fundamental refletirmos e discutirmos o panorama das águas no Brasil, o fortalecimento doas comites de bacia e estabelecer limites para a sanha privatizadora em detrimento dos direitos da população quanto ao acesso `a água tratada e de qualidade, no contexto das políticas públicas.

No Dia seguinte, 23 de Março é o Dia da meteorologia, importante especialidade para alertar governantes e a população em geral quanto aos eventos climáticos, possibilitando, inclusive um Sistema de alertas e previsões, evitando as consequências das catástrofes meteorológicas e climáticas, que todos os anos tem provocado sérias danos ambientais, econômicas, sociais, perdas de vidas humanas e destruição da infra estrutura dos países, inclusive no Brasil.

Dia 24 de Março é considerado como o Dia Internacional do direito `a verdade sobre graves violações dos direitos humanos e pela dignidade das vítimas, como tem ocorrido em diversas áreas, regiões e países que enfrentam conflitos armados, guerras e tantas atrocidades, como atualmente o mundo está presenciando na invasão da Ucrânia pelo apetite imperialista e genocida da Rússia, um grave atentado ao direito internacional e a auto-determinação dos povos e a soberania nacional.

Também em 24 de Março é considerado o Dia Mundial (de combate) `a tuberculose, que a cada ano ainda causa a morte de mais de 1,5 milhões de pessoas, como aconteceu em 2020, apesar de ser uma doença facilmente detectável e com disponibilidade de tratamento há muitas décadas.

Dia 25 de Marco é destacado como Dia Internacional em memória das vítimas da escravatura e do comércio transatlântico de escravos, que ao longo de quatro séculos comercializou entre 12 a 15 milhões de negros/negras africanos/africanas, cuja herança maldita ainda está bem presente, principalmente no Brasil, nos Estados Unidos, no Caribe e outros países latino americanos. Esta é uma nódoa de vergonha e vilipendio que dificilmente será apagada da história desses países que organizaram e fundaram sua economia na escravidão e, posteriormente, na exclusão e discriminação dos afro descendentes, até a atualidade.

Também em 25 de Março é o Dia internacional de solidariedade `as pessoas detentas e ou desaparecidas, que tanto sofrimento, angústia e dor causa a milhões de famílias mundo afora, Dados estatísticos recentes informam que em 2020, existiam, aproximadamente,12 milhões de pessoas encarceradas e que o Brasil é o terceiro país no ranking mundial de população carcerária.

O número de pessoas desaparecidas no mundo anualmente é de aproximadamente pouco mais de dez milhões, das quais em torno de um terço apenas são localizadas e trazidas ao convívio familiar. O Desaparecimento de pessoas, principalmente, nos países do terceiro mundo e subdesenvolvidos está intimamente relacionado com o trafico humano, prostituição, trabalho escravo e semi escravo.

No Brasil, nos últimos dez anos o número de pessoas desaparecidas tem variado entre 69 mil a 80 mil, sendo que dessas apenas um terço são localizadas ou resgatadas das condições em que se encontram, Dados estatísticos indicam que entre 2007 e 2021 nada menos do que 1,073 milhões de pessoas desapareceram no Brasil. Entre as pessoas desaparecidas anualmente no Brasil, mais de 40 mil são crianças e adolescentes.

O Dia 26 de março é o Dia Mundial da Consciência da Epilepsia e também o Dia do Mercosul, que nos últimos anos tem passado por um processo de descrédito e enfraquecimento geopolítico, graças aos “novos” rumos da política externa brasileira.

O Dia Mundial da Juventude é comemorado em 30 de Março, e nos remete a uma reflexão sobre o papel que esta parcela da população está tendo e terá na construção de um país, no caso o Brasil, economicamente forte, socialmente justo, politicamente democrático e soberano e ambientalmente sustentável.

E o último dia do mês, 31 de Março , é o Dia da Integração Nacional e o Dia da Saúde e da Nutrição, temas que por si só nos remete a diversas outras temáticas como Soberania Nacional, Amazônia, fome, miséria, desnutrição, enfim, diversos e sérios problemas que o Brasil tem negligenciado nos últimos tempos e pode comprometer nosso futuro como nação e sociedade.

Assim, não será por falta de datas comemorativas que vamos deixar de discutir e refletir sobre os diversos desafios e problemas nacionais neste mês de março, como nos meses seguintes, principalmente no momento em que os rumos da política nacional e das futuras eleições estão sendo pautados pelos donos do poder, pela mídia e pelas elites dominantes.

Cabe ao povo, todavia, origem e fonte do poder e da riqueza nacional, através de devoldas obras e serviços públicos de qualidade, definir , livre e soberanamente, o rumo do país e não deixar apenas nas mãos de políticos oportunistas, corruptos, demagogos e insensíveis dizer como e qual será nosso futuro como Nação e Sociedade.

JUACY DA SILVA, sociólogo, mestre em sociologia e professor universitário aposentado. Email profjuacy@yahoo.com.br

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %